Seguidores

outubro 03, 2012

.portefólio, portfólio, portfolio ou porta-fólio?

Ontem à tarde, a Anabela (do http://anabelapmatias.blogspot.pt) deixou-me uma dúvida na caixa de comentários: portefólio ou portfólio? Estava lançado um assunto interessante, excelente para ser o prato principal da mensagem de hoje.
Para responder ao desafio de hoje, segui o Ciberdúvidas, o Portal da Língua Portuguesa, a Academia Brasileira das Letras e dicionários de referência (para além de todos os que estão disponíveis online na banda lateral esquerda do blogue). Há diferenças claras entre a norma luso-africana e a brasileira, como iremos ver, já a seguir, no quadro-resumo.

CONCLUSÕES:
Portugal (norma luso-afro-asiática)
Podemos escrever: portfolio, portefólio, portfólio e porta-fólio
1. Portfolio: estrangeirismo importado do inglês (a colocar em itálico ou entre aspas).
2. Portefólio: este é o aportuguesamento mais comum, presente na generalidade dos dicionários.
3. Portfólio: aportuguesamento menos consensual, mas validado tanto pelo dicionário de Academia das Ciências como pelo Portal da Língua Portuguesa.
4. Porta-fólio: aportuguesamento recomendado pelo Ciberdúvidas e que, segundo o dicionário Priberam, vem do francês porte-feuille. No entanto, em francês, escreve-se portefeuille.
Notas:
1- Porta-fólio, não sendo uma variante muito utilizada, surge, em 1913, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo (que era tio-avô da minha mulher).
2- Há dois anos, no âmbito da avaliação dos professores, surgia nos documentos do Ministério da Educação a designação porta-folhas. Embora tenha lógica, nenhuma das fontes consultadas confirma a validade da palavra. Mais uma originalidade da avaliação do desempenho…
Brasil (norma brasileira)
Podemos escrever: portfólio e porta-fólio
Os dicionários brasileiros consultados não coincidem nos verbetes apresentados. O aportuguesamento mais comum no português europeu (portefólio) só está registado no Dicionário Online de Português, enquanto o Houaiss regista apenas a grafia porta-fólio. A Academia Brasileira das Letras e o dicionário Michaelis coincidem na proposta das grafias portfólio e porta-fólio.
Notas: ---

Abraço.
AP
Atenção:
Nova mensagem no http://acordo-ortografico.blogspot.com
Na ponta da língua: vôo, voo ou tanto faz?

4 comentários:

  1. Muito obrigada pelo esclarecimento rápido e eficaz! Confesso que a forma porta-fólio era para mim desconhecida... quanto ao porta-folhas... eheheh... mesmo do MEC!
    Thanks, António!

    ResponderEliminar
  2. Vlw! Mesmo assim ainda gosto de portfolio sem o i, sem o e e sem acento. ;D

    ResponderEliminar
  3. Grata pelo esclarecimento. Desconhecia o termo "porta-fólio". Usualmente escrevo "portefólio" e já que não está errado, penso que assim continuarei.
    Parabéns por este espaço.
    Gostei. Rosantos

    ResponderEliminar