Seguidores

outubro 09, 2012

chouriço ou chouriça?

Chouriça ou chouriço?
 
Antes de ir às fontes, a impressão que tinha era que chouriça era mais comum no Norte do que no Sul. Assim, parecia-me que, falando-se de enchidos, se usavam designações diferentes em função das regiões.
Indo às fontes (dicionários e Ciberdúvidas), tive de corrigir a hipótese inicialmente formulada.
A. CHOURIÇO (do castelhano chorizo): “pedaço de tripa cheio de bocados de carne de porco preparada com gordura, sangue e outros temperos, seco ao fumo” (Infopedia).
B. CHOURIÇA (do chouriço): “chouriço delgado” (Infopedia). Em relação à chouriça, acrescenta o Ciberdúvidas (2007): “A chouriça pode ser fabricada com o mesmo recheio do chouriço ou ter tempero especial de acordo com a região ou o fabricante. A maior diferença reside na tripa usada. Este enchido é feito com tripa de carneiro, que é mais estreita. Assim, a chouriça é mais delgada que o chouriço.
Notas:
1. Quase todos os dicionários consultados, incluindo o da Academia das Ciências, confirmam as diferenças acima apresentadas. No entanto, o Dicionário Verbo não regista chouriça e o da Texto Editores (de 2006) apresenta chouriça como sinónimo de chouriço.
2. Consultando os sítios da internet que comercializam enchidos, as designações atribuídas pelos dicionários não são aplicadas à risca, parecendo confirmar-se a tendência de uso do termo chouriça no norte do país.
3. No Brasil, o dicionário Michaelis considera chouriça como sinónimo de chouriço, enquanto outros (como o Aulete e o Houaiss) associam chouriça a Portugal.
 
 
CONCLUSÕES:
Portugal (norma luso-afro-asiática)
chouriço e chouriça (chouriço delgado) 
Notas: Se nos detivermos na palavra linguiça, baralham-se as definições: “espécie de chouriço delgado feito de carne de porco”.
Brasil (norma brasileira)
chouriço
Notas: A Academia Brasileira das Letras regista o termo linguiça, embora quase todos os dicionários o ignorem. O Aulete é uma das exceções e define linguiça como uma “Tripa recheada de carne de porco ou de vaca.”

Abraço.
AP

1 comentário:

  1. Sou brasileiro e passarei a usar a palavra chouriço ao invés de lingüiça.

    ResponderEliminar