Seguidores

novembro 20, 2012

.aluguer ou aluguel?

A imagem veio dAQUI.
 
Parecendo um caso sem grande história, garanto-vos que o dilema de hoje é mesmo muito interessante. Basta ler a mensagem completa para o confirmar.

Portugal
Para a generalidade dos falantes do português europeu, é óbvio que o termo a escolher é aluguer. Para alguns, aluguel é “invenção do Brasil”. Sendo verdade que esse é o termo usado no Brasil, a história da palavra reserva-nos algumas surpresas.
1. Embora José Pedro Machado diga, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, que aluguel e aluguer vêm do latim locarĭu- («preço de alugar»), há autores que defendem que a origem destas palavras é obscura.
2. Aluguel é uma “invenção do Brasil”? De maneira nenhuma! Não usamos esta forma na atualidade, mas já usámos. Alguns exemplos:
a) António Feliciano de Castilho (séc. XIX), na tradução de O Misantropo, de Molière;
b) Júlio Dinis (sec. XIX), em Os Fidalgo da Casa Mourisca: “Pois foi essa a minha primeira casa, e assim íamos vivendo, sabe Deus como, mas pagando pontualmente o nosso aluguel.
c) Muito antes do descobrimento do Brasil, no foral de Tomar, em 1174: “e toda aquella besta que vai a eira ou a lagar por aluguel faça foro dalmocreue.

 
Brasil
Embora como já vimos, o termo preferencial seja aluguel, os falantes do Brasil também poderão dizer aluguer, pois há uma dupla grafia consagrada para a norma brasileira. Dou a palavra, com a devida vénia ao blogue http://duvidas.dicio.com.br: “As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras aluguel ou aluguer sempre que quisermos referir a locação temporária de um bem ou de um serviço mediante o pagamento de um valor. (…)
A palavra aluguel é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra aluguer, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que aluguel.
A palavra aluguel é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra aluguer é a mais utilizada no português de Portugal.
CONCLUSÕES:
  Portugal (norma luso-afro-asiática)
aluguer
Brasil (norma brasileira)
aluguel*1 e aluguer
*1 – Para José de Nicola e Ernani Terra, "ambas as formas são aceitas como corretas", esclarecendo que aluguel "é de uso mais comum no Brasil", ao passo que aluguer "é muito empregada em Portugal e na linguagem jurídica". (In http://www.migalhas.com.br, acedido em 20.11.2012)

 
Abraço.
AP
P.s. Dê um saltinho também http://acordo-ortografico.blogspot.pt e poderá ter um assunto reformulado: obrigado ou obrigada?

 
 


 

3 comentários:

  1. Obrigado. Conseultei porque estava convencido de que aluguel era mesmo invenção dos brasileiros.Estou mais tranquilo.

    ResponderEliminar
  2. COMO EU PENSAVA, O PORTUGUÊS DO BRASIL FOI AQUELE QUE MENOS EVOLUIU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um exemplo não permite tirar essa conclusão...
      Se analisar a adaptação de estrangeirismos à língua portuguesa, concluirá que o Brasil é muito menos conservador do que Portugal.
      Cptos.
      AP

      Eliminar