Seguidores

janeiro 04, 2013

.concerteza ou com certeza?

Será que o vini vai amá-la um dia... com certeza? (Fonte do interessante documento: AQUI.)
 
Esta é a uma dúvida que me apresentam de forma recorrente.
Para responder, vou recorrer, com a devida vénia, a duas fontes.
A. Mensagem publicada, em 6 de junho de 2007, no blogue http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/6202.html (acedido em 16.08.2012):
 
Concerteza ou com certeza ?
A resposta é fácil: deve-se usar sempre duas palavras e
nunca uma única.
 
Ex. Com certeza que estarei presente na tua festa.

B. A provar que este assunto é fonte de muitas dúvidas (e asneiras!), em 1977, foi dada, no Ciberdúvidas, esta resposta a uma consulente que dizia, confusa, que a sua professora ensinara que se deveria escrever “concerteza”. Aqui ficam a pergunta e a resposta.
Com certeza
[Pergunta] “Antes da realização de uma prova escrita na minha universidade, a nossa professora alertou-nos para os erros de ortografia mais comuns, entre os quais apresentou, segundo ela, a forma correcta de escrever a expressão indicada no título. A professora indicou que a forma correcta de escrever era «concerteza» ao invés de «com certeza», que eu sempre julguei ser a correcta! O que venho aqui saber é qual das duas opções está correcta.” Carla :: :: Portugal
[Resposta] “Até custa acreditar mas, olhe, neste caso, quem tem de aprender é a professora. Qualquer dicionário ajudará a aluna a ministrar uma boa aula de português elementar: com certeza, locução adverbial, formada pela preposição de e o substantivo certeza. E se a prof. ainda persistir no erro (como acontece com muita outra gente com responsabilidades a escrever por aí…), sugira-lhe o seguinte exercício prático: substitua-se a prep. de pela prep. com. Com certeza que ficará sem certeza(s) dessas.” J.M.C. :: 01/03/1997
C. As DICAS são uma espécie de regras light, simplificadas e com caráter prático. Para este caso, deixo duas sugestões.
– Para além do exercício proposto no Ciberdúvidas com a preposição de, basta escrever o contrário para concluir que são duas palavras: com certeza vs. sem certeza.
– O corretor ortográfico do Office pode dar-lhe uma ajuda preciosa. Se escrever “concerteza”, ao deixar o espaço para escrever a palavra seguinte, ele corrigirá automaticamente para “com certeza”. É só estar com atenção e aproveitar este recurso inestimável. Se ficar com dúvidas em relação à correção feita pelo sistema, faça uma pesquisa tira-teimas para ver quem tem razão: você ou o corretor. E não esqueça: se errar é humano, corrigir-se é… divino!

Abraço a todos.
AP

8 comentários:

  1. Olá Multiplicador(a), Feliz 2013 de muitas coisas boas pra você e sua família!

    Nossa postagem mais recente trás um resumo de 2012, citando os TOP10: quem mais enviou visitas; as postagens mais visualizadas e quem mais comentou no E.M.. E ainda algumas informações úteis à parceria. Veja se seu nome e/ou seu blog estão nas listas. Não deixe de ler, é muito importante!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/01/em-2013-os-educadores-escrevem-historia.html

    Em 2013 teremos boas novidades para os Educadores Multiplicadores. Mas para que elas aconteçam, verdadeiramente, sua participação é fundamental.

    Já somos mais de 100 Multiplicadores e vai continuar aumentando de maneira saudável. Pensando nesse crescimento e agilidade na comunicação entre o E.M. e os parceiros, estamos solicitando que entre em contato conosco pela aba de @contatos do E.M. ou do Marquecomx e nos envie:

    E-mail, nome de seu blog cadastrado e link do mesmo.

    Com isto iremos criar uma lista de e-mails e blogs (não iremos publicar sue e-mail no blog, de forma alguma). Servirá exclusivamente para facilitar/agilizar, e muito, a nossa comunicação, sobrando tempo para as atualizações no E.M. necessárias pra dinamizar a interação entre todos.

    Fico grato pela colaboração e compreensão. Muito obrigado,

    Irivan Rodrigues.

    ResponderEliminar
  2. Já agora penso que quando se referem a "com certeza" o correcto(não sigo o Acordo Ortográfico) e quando falam que é um locução adverbial , formada pela preposição de e o substantivo certeza , deverá estar que é formada pela preposição "com" e não "de"(...)Estarei certo?

    ResponderEliminar
  3. Tem razão. É um lapso do consultor do Ciberdúvidas. Onde escreve "de" deveria ter escrito "com". Acontece...
    Obrigado pelo comentário atento.
    Ao dispor.
    AP

    ResponderEliminar
  4. Na primária (finais dos anos 70) também aprendi na escola que era "concerteza".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Concerteza" é e sempre foi erro! Forma correta: "com certeza", que é uma locução adverbial (composta pela preposição "com" e pelo nome "certeza").

      Eliminar
  5. A única maneira de gravar mentalmente a forma escrita da palavra é através da leitura (considerando q a maioria das pessoas redige pouco na sua vida cotidiana). Como pouca gente lê temos essas aberrações que ficaram mais visíveis com o uso intenso de redes sociais. Segundo a imprensa lusa 10% dos estudantes lusos q concluem o ensino médio (secundário) nunca leu um livro inteiro até o fim. Isto num país q melhorou substancialmente em educação. Imagine então como será no Brasil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estamos a falar apenas de ortografia. Se alargarmos a análise à morfossintaxe e à estruturação do discurso, as lacunas são ainda mais profundas...

      Eliminar
  6. Nossa estava com duvida nessa palavra concerteza ou com certeza? me ajodou muito , obrigado .

    ResponderEliminar