Seguidores

janeiro 05, 2013

.Há em português palavras com dois acentos gráficos?

Fonte da imagem: AQUI.

A resposta é… NÃO!
Dirá o leitor menos avisado: então e bênção, Estêvão, órgão, órfã, etc., não têm dois acentos? Volto à resposta inicial: NÃO!
Temos, na nossa língua, três tipos de acentos: agudo (´), grave (`) e circunflexo (^).
O til? O til não é acento, mas apenas um sinal indicativo de nasalação.

Bom fim de semana!
AP

31 comentários:

  1. Excelente esclarecimento

    ResponderEliminar
  2. E a palavra encontrá-lo-ás, não é uma só palavra, e tem dois acentos.

    ResponderEliminar
  3. Não é uma só palavra, não senhor!
    Encontrá-lo-ás resulta de encontrarás (verbo) + o (pronome). O pronome fica intercalado no verbo. É a mesóclise e usa-se com o verbos conjugados no futuro ou no condicional (futuro do pretérito no Brasil: falar-lhe-ei, procurar-me-iam, fá-lo-á, di-lo-ia, etc.
    Cumprimentos.
    Ap

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela explicação, tinha mesmo essa dúvida, em relação a palavras como por exemplo: bebé, pensei que levava dois acentos, mas o próprio teclado do telemóvel corrige para um só!

    ResponderEliminar
  5. E essa?
    cânonoucânone
    http://www.dicionarioinformal.com.br/c%C3%A2nonouc%C3%A2none/
    http://www.dicti.com.br/dicionario.asp?Q=c%E2none

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma brincadeira com três palavras e não uma grafia válida registada em fontes fidedignas...

      Eliminar
  6. Tô ábismadão kkk. Vida inteira achando que o tiu era ascento. Ah miseraviiiii...

    ResponderEliminar
  7. Gostaria que me explicasse por que estas palavras (pré-história, pré-operatório, pré-cirúrgico) possuem dois acentos. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os elementos das palavras compostas hifenizadas têm autonomia fonética e obedecem às regras de acentuação individualmente. "pré" acentua-se porque é uma palavra oxítona terminada em vogal aberta; quanto a "história", "operatório" e "cirúrgico", são palavras proparoxítonas. Se houver aglutinação, passa a haver uma única sílaba tónica e, sendo caso. disso, um único acento gráfico. Exemplo: socioeconómico.
      Abraço

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Sátão também só tem um acento. O til não é acento, mas apenas um sinal indicativo de nasalação.
      Cptos.

      Eliminar
  9. Me desculpe, mas a explicação da "nasalação" não convence muito, pois a letra n e a letra m também produzem efeito de nasalação, no entanto, a presença destas letras ou do til podem alterar o tempo das palavras, por exemplo, "falaram" é passado, "falarão" é futuro e as duas palavras produzem som nasalado.
    Portanto, para mim a explicação não convenceu ainda.

    Meus cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Wanderlei: A função do blogue não é convencê-lo seja do que for, mas apenas partilhar informação fundamentada Se não aceita que não existem na língua portuguesa palavras com dois acentos gráficos (e não existem!), está no seu direito. Deixo uma resposta dada no insuspeito CIBERDÚVIDAS em 1998: "O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos irmão, sabão, sacristão – palavras cuja sílaba tónica é ão.
      Se a sílaba tónica for outra, é obrigatório acentuá-la graficamente e colocar o til sobre a sílaba nasal átona. É o caso de órfão, órgão, pedrógão, onde a sílaba tónica é or- e -dro- e a sílaba nasal é átona. Não é, pois, verdade o que para aí se diz: que estas palavras têm dois acentos. Têm um só – o acento agudo."
      CUMPRIMENTOS.

      Eliminar
  10. E a palavra níquéis, tem dois acentos? me deparei com a questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gustavo:
      Níqueis tem apenas um acento.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Má-fé é um composto com duas palavras hifenizadas, como árco-íris, médico-cirúrgico, primeiro-ministro, etc.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. "bê-à-bá" é um composto constituído por três palavras, cada uma com um acento.

      Eliminar
  13. De fato, não ocorre em português ocorrência de dois acentos gráficos, marcando sílabas tônicas. Há, porém, ocorrência de duas sílabas fortes na mesma palavra, chamadas sílabas subtônicas, como no caso de "solicitamente", "somente", "ultimamente", que antigamente eram grafadas "solìcitamente", "sòzinho", "ùltimamente", "cafèzinho", "òrfãzinha", "santa-fèzal", "cafèeiro", "pèzão" mostrando pelo acento grave a ocorrência de outra sílaba forte na palavra. Não consigo me lembrar de algum exemplo em que ocorria acento grave e agudo na mesma palavra. Talvez em "paràmetrizável" (ou "parâmetrizável").

    Cabe, também, citar, por mera curiosidade, o outro uso do trema (¨) para marcar hiatos átonos, como em "saüdade", "reüsável" e "vaïdade".

    ResponderEliminar
  14. eu vim aqui so pra procurar palavras com um acento e um til
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  15. Vlw pela explicação mais eu só queria se ver se existe dois acentos (não estou falando do gráfico) em uma só palavra

    Obrigado! ;)

    ResponderEliminar