Seguidores

janeiro 07, 2013

.camionete(a), caminhonete(a) ou caminheta?

Fonte da imagem: AQUI.

Depois de horas a dar uso aos dedos na consulta das fontes (de papel e online), confrontei-me, mais uma vez, com discrepâncias acentuadas.

A. Portugal
Todas as fontes consultadas, incluindo o Portal da Língua Portuguesa registam camionete, camioneta e… caminheta. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa também apresenta um verbete com caminhonete, associando-o ao Brasil.

B. Brasil
Há para todos os gostos, como vamos ver a seguir.
1. Academia Brasileira de Letras: camionete, camioneta, caminheta, caminhonete, caminhoneta.
2. Dicionários online:
. Aulete: camioneta, caminheta, caminhonete.
. Aurélio: camioneta, caminhonete.
. Houaiss: camionete, camioneta, caminhonete, caminhoneta.
. Michaelis: camioneta, caminhonete, caminhoneta.

CONCLUSÕES:
Portugal 
camionete e camioneta
 
Nota: O termo caminheta é possível, segundo as fontes, mas não é usado.
Brasil 
camioneta, caminhonete (para todas as fontes consultadas)
 
Nota: Embora não haja unanimidade, parece que também são possíveis as versões camionete, caminheta, caminhoneta.

Observação final:  José Pedro Machado diz, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, sobre caminhão: "De camião, com influência de caminho. Em 1890, Morais." Provavelmente, a mesma influência estará na origem das versões caminheta, caminhonete  e caminhoneta.
 
Abraço!
AP

8 comentários:

  1. António, simplesmente amei o seu Blog , eu também amo a língua portuguesa, embora não sou tão letrada, mas admiro muito quem estudou, eu ainda sonho em fazer Português o curso superior. Voltarei aqui sempre que puder, com certeza vou aprender muito. Mas como todos nós amantes desta blogosfera, temos também uma vida off-line!!! António espero uma visita sua em meu espaço, digo que brinco de poetizar, gosto muito de escrever, mas só quando me bate uma inspiração, como diz Ferreira Gullar, eu não escrevo a frio, preciso de um espanto.
    Parabéns pelo blog,
    Abraços
    Clarice Moreno

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Olá seja bem vindo aos multiplicadores, já estou aqui seguindo, muito bom seu blog. Aguardo sua visita.
    http://proaiseartedeeducar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Aise!
      Agradeço a sua visita. Também visitei o seu blogue e sou seguidor. Deixei lá um comentário.
      Abraço.
      AP

      Eliminar
  4. Obrigada pela dica, pois acabei de fazer um documento e usei a palavra CAMINHONETA.
    Graças a Deus está correta! UFA!

    ResponderEliminar
  5. Gramaticalmente todas as palavras se referem a uma coisa semelhante: veículo com tração para transporte de carga e passageiros. Porém, legalmente a diferença diz respeito a capacidade de carga de cada um. Camioneta tratam de veículos mistos onde carga e passageiros (mais de 3) dividem uma mesma coisa móvel. Enquanto Caminhonete refere a veículo que transporta cargas de mais de 3,5Toneladas e carrega até 3 passageiros. Por último o termo caminheta não é utilizado por órgãos públicos de trânsito brasileiro, sendo portanto simples sinônimo de camioneta conforme alguns dicionários demonstram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo:
      Agradeço o comentário que fez incidindo sobre os pormenores técnicos que diferenciam as realidades representadas pelas três palavras. O artigo faz apenas um levantamento de registos em múltiplas fontes, partindo daí para as conclusões. Quanto a "caminheta", não afirmo em nenhum momento que o termo é usado no Brasil. Quando digo "parece que também são possíveis as versões camionete, caminheta, caminhoneta", fica em aberto a hipótese de tal não acontecer...
      O facto de não viver no Brasil dificulta-me, em certas circunstâncias, enormemente a tarefa. Resta-me a arte do possível.
      Cumprimentos.
      AP

      Eliminar
    2. Segundo o Detran Caminhonete ou camionete se refere a pickup (Ranger, S10, Ram) e camioneta ou caminhoneta se refere as com caçamba fechadas (Blazer, Edge e etc). Minha Ranger no documento consta como caminhonete e não carrega mais de 1 ton de carga.

      Eliminar