Seguidores

janeiro 25, 2013

.Como pronunciar "cadáveres" e "intoxicar"?

Fonte da imagem: AQUI.
 
Embora as regras que regem a pronúncia sejam mais ou menos tolerantes e o conceito de correto e incorreto tenha alguma flexibilidade, aqui ficam as respostas para o desafio de hoje (validadas pelo Ciberdúvidas):
1. Em cadáveres, o e deve ser pronunciado aberto (/cadávéres/), como no singular, seguindo o paradigma de repórter (/repórtéres/), éter (/étéres/), cárter (/cártéres/) ou líder (/lídéres/).
2. Quanto a intoxicar (aplicável a outros casos como tóxico e toxina), embora a pronúncia “x” esteja registada em dicionários recentes, a opção por “ks” deve ser preferida. Extrato da resposta dada em 2007 pelo Ciberdúvidas a um consulente: o Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves, indica claramente que a letra <x> deverá ser pronunciada como [ks]. Do ponto de vista normativo, é, pois, preferível esta última pronúncia, muito embora o uso que indigna a consulente esteja em expansão e, como se vê, já tenha chegado a obras com finalidades normativas.
 
Boa escrita!
AP

2 comentários:

  1. Quanto à palavra «líder», e tb «liderar», podem e devem ser facilmente substituídas consoante a contextura por muitas outras lidimamente portuguesas que vieram vampirizar mui escusadamente.
    Lembremo-lo, pelo menos.
    - Montexto

    ResponderEliminar