Seguidores

maio 01, 2013

.Qual a origem da palavra xícara?

Imagem encontrada AQUI.
 
A. BREVE INTRODUÇÃO
A palavra xícara é de uso corrente no Brasil (indispensável nas porções dos ingredientes na culinária), mas caiu em desuso em Portugal. Não descobri a partir de quando deixou de ser usada, mas podemos encontrá-la ainda bem viva, no século XIX, na excelente obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós:
E trabalho como uma negra. Logo pela manhã a limpar e varrer. Às vezes tenho de lavar as xícaras do almoço.” (Luísa depois de começar a ser chantageada pela criada Juliana).
Em Portugal, usamos chávena (termo vindo do japonês chawan e pouco usado no Brasil).
 
 
B. ORIGEM DA PALAVRA
O termo vem da língua nauatle (no Brasil, escreve-se náuatle), falada pelos aztecas: xikáli (“vasilha de umbigo”). Entra no castelhano (jícara) e chega ao português.
 
 
C. Xícara, chícara ou dupla grafia?
Esta é uma dúvida que muitos brasileiros têm e é compreensível, pois o termo chícara já foi uma opção correta. O Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado em 1943 pela Academia Brasileira de Letras, regista as duas formas: xícara e chícara, o mesmo acontecendo com o VOLP de 1981 e 1998. A partir de 2004, a grafia chícara desapareceu do VOLP e dos dicionários.
 
 
Conclusões:
ORIGEM: xikáli (dos aztecas, hoje México) ->
                   jícara (castelhano) ->
                  xícara (arcaísmo em Portugal)
 
ÚNICA GRAFIA VÁLIDA: xícara.

 
Abraço.
AP


8 comentários:

  1. Xícara aparece por ex. na trad. de Daniel Gonçalves de «Águias Brancas sobre a Sérvia», de L. Durrell, Planeta.
    - Mont.

    ResponderEliminar
  2. Caro Antônio, estou surpresa, não sabia do uso da palavra “xícara” em Portugal! Sou brasileira e estou tentando descobrir quando a palavra "chávena" deixou de ser usada por aqui. Que coisa curiosa acontece?! Isabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruzamo-nos inesperadamente e comunicamos sem estarmos à espera. Sortilégios da vida...
      Abraço desde Lisboa, esperando que descubra a história da "chávena" no Brasil.
      António Pereira

      Eliminar
  3. Na Madeira, as pessoas mais velhas ainda usam a Xícara em vez de chávena. Também é muito usada como medida, nas receitas de doçaria.

    ResponderEliminar
  4. Em trás-os-montes também usamos tanto xícara como chávena. Chávena quando se trata de uma chávena de café por exemplo mas usamos também xícara quando se trata de fazer doces e na culinária em geral (uma xícara de farinha, ...)

    ResponderEliminar