Seguidores

maio 31, 2013

.Qual a origem da palavra BIGODE?

Imagem encontrada AQUI.
 
A generalidade das fontes limita-se a dizer que o termo é de origem obscura e não apresenta qualquer hipótese de explicação.
No entanto, o dicionário brasileiro Houaiss  arrisca um pouco mais: “origem controversa, parece ter que ver com a locução exclamativa germânica bî God "por Deus", usada em juramentos».
Tanto o Ciberdúvidas como o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, apresentam a mesma possibilidade, levantando-se, nesta última obra, a hipótese de a palavra “bigorrilhas” (que designa pessoa incómoda ou sem importância) poder estar relacionada com bigode, transcrevendo-se um extrato de A Sereia, de Camilo Castelo Branco: “E pede-me licença o bigorrilhas.”
Face ao exposto, parece ter algum sentido o que li no Yahoo! Respostas: “O bigode era o símbolo da honra, por isso, ao fazerem um juramento, os homens pegavam nas pontas dos bigodes e falavam "Beit Got!" (Por Deus!).
 
 
Conclusão:
Não havendo certezas, parece provável que bigode tenha tido origem na exclamação germânica bî God (por Deus), usada em juramentos.

Abraço!
AP


4 comentários:

  1. Não conhecia essa faceta da origem do nome "bigode"! Curioso, também, é que nunca pensei sobre como surgiu essa designação. Parabéns pela brilhante explanação sobre a origem do nome "bigode" e, meu caro mestre, vou continuar a usar e cultivar o meu bigode. Aprendi mais uma hoje! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Qual é a origem da palavra "mirmidom" ou "myrmidon"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em português, só conheço a grafia "mirmídone", que vem do inglês "myrmidon" (lacaio servil).
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. O site Origem da Palavra também dá como incerta... mas, também, apresenta essa mesma possibilidade de ter a ver com "Por Deus!": https://origemdapalavra.com.br/palavras/bigode/.

    Será que, algum dia, haverá um consenso definitivo quanto a isso?

    ResponderEliminar