Seguidores

maio 10, 2013

.Nazi ou nazista?

Imagem encontrada AQUI.
Embora os dois termos sejam utilizados como sinónimos (com o sentido de nacional-socialista), o Ciberdúvidas, numa resposta dada em 2008, estabelece diferenças:
1. – Nazi, do alemão «Nazi», é abreviatura de «Nationalsozialist», nacional-socialista.
– Pessoa ou designativo de pessoa partidária do nazismo; nacional-socialista.
2. – Nazista – que diz respeito ao nazismo.
Ex.: «doutrina nazista», e não «doutrina nazi».
Segundo esta perspetiva, teríamos:
. O nome (substantivo no Brasil) nazi para designar a pessoa seguidora do nazismo.
. O adjetivo nazista para falar da doutrina.
Conclusões:
1.   Considerando que a generalidade dos dicionários apresenta verbetes com a indicação de que tanto uma palavra como a outra podem significar a ideologia nazi e também o a pessoa partidária do nazismo, pode usar nazi e nazista como sinónimos.
2.   A impressão que tenho é que nazi é mais usado em Portugal e nazista no Brasil.
Abraço.
AP


4 comentários:

  1. No mundo hispânico e luso escrevem 'nazi'. No Brasil apenas 'nazista'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que diz não impede que se possa dizer, também no Brasil, NAZI. O VOLP da Academia Brasil de Letras admite as duas grafias como substantivo e adjetivo: NAZI e NAZISTA.

      Eliminar
  2. De fato em alguma circunstância se usa nazi, exemplo: ''As tropas brasileiras foram enviadas à Europa para combater o nazifascismo''. Mas no jornalismo etc é muito raro. Por isso quando um brasileiro se depara com 'nazi' como é empregado por lusos e hispânicos sente um estranhamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contesto o que diz. Nos muitos textos em português do Brasil que tenho lido a grafia que sempre vi é NAZISTA. Daí que tenha concluído o artigo com o excerto "A impressão que tenho é que nazi é mais usado em Portugal e nazista no Brasil."
      No entanto, uma coisa é o uso, outra, as possibilidades de uso. No campo das possibilidades, qualquer falante brasileiro poderia dizer NAZI. Seria estranho mas não incorreto...

      Eliminar