Seguidores

maio 25, 2013

.autópsia ou autopsia?

Imagem encontrada AQUI.
 
A consulta dos dicionários online de Brasil e Portugal deixa a impressão de que autópsia é a única grafia válida. Como vamos ver, a impressão é passageira…
O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, apresenta autópsia… mas também autopsia!
O último capítulo da minha deambulação linguística levou-me aos vocabulários oficiais de Portugal e Brasil: o da Academia Brasileira de Letras e o do Portal da Língua Portuguesa. Coincidem na aceitação das duas grafias autópsia e autopsia.
Notas:
1.   No Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado diz que autópsia veio do francês autopsie (pelo grego autopsía).
2.   Penso que até ao Formulário Ortográfico de 1911 (adotado apenas em Portugal) existia apenas a grafia autopsia. A regra que determinou a colocação de acento em todas as palavras proparoxítonas (esdrúxulas) entrou em vigor nessa data.
Conclusão:
PORTUGAL E BRASIL
Embora a forma acentuada seja a mais comum, podemos considerar igualmente válidas as grafias autópsia e autopsia (nomes/substantivos).

Abraço.
AP
 


1 comentário: