Seguidores

abril 19, 2013

.Qual a origem da palavra Portugal?

Imagem encontrada AQUI.
 
Itinerário histórico: Parta de portu Cales, «o porto chamado Cales», siga por Portucale (século V), continue por Portugale (século VII) e chegará, no século X, a Portugal!
Curiosamente, à partida, portu Cales aplicava-se apenas à cidade do Porto, acabando por vir a designar todo o país.
Se política e administrativamente se considera ter sido Guimarães o berço da nacionalidade, na formação do topónimo-mor da nação, o Porto parece ter sido a nossa baby-sitter

Curiosidade: A laranjeira foi trazida para Portugal no século XVI, tendo sido os portugueses a introduzi-la na Europa. Em vários países, Portugal é conhecido como “o país das laranjas” e, em diversas línguas, a designação de laranja é… Portugal!
Exemplos: romeno (portocálâ), búlgaro (portokal’), grego (portokál) e turco (portokal). O mesmo acontece com o persa (falado no Irão, Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Usbequistão, Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barém) e com o árabe.

 
Abraço.
AP

Fontes:


9 comentários:

  1. Que interessante a história por trás do nome de Portugal! Gostei!

    ResponderEliminar
  2. Aprender nunca é demais,nunca vi um Blog assim,seguindo os dois bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderEliminar
  3. Só ontem descobri este recomendável blogue, o que é uma pena! Sei que o poste já é antigo, mas permita-me o António que faça uma pequena correção a dois países citados na última frase: Usbequistão e Barém. Saudações.
    - João G. Pais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João:
      Agradeço a chamada de atenção e já procedi às alterações. De facto, as grafias que indica são as que estão registadas no Portal da Língua Portuguesa.
      Sempre ao dispor,
      António Pereira

      Eliminar
  4. Estive há bem pouco tempo em Marrocos, e em conversa com um marroquino sobre a origem do nome Portugal, ele disse que quando os mouros ocuparam Portugal, depararam-se com uma quantidade enorme de laranjeiras,, principalmente no sul de Portugal e eles chamram o país das laranjas Portukal.. não deixa de ter a sua lógica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa das vezes que estive em Portugal, o guia também me deu essa informação.
      Abraço e bom ano!

      Eliminar