Seguidores

abril 19, 2013

.Qual a origem da palavra Portugal?

Imagem encontrada AQUI.
 
Itinerário histórico: Parta de portu Cales, «o porto chamado Cales», siga por Portucale (século V), continue por Portugale (século VII) e chegará, no século X, a Portugal!
Curiosamente, à partida, portu Cales aplicava-se apenas à cidade do Porto, acabando por vir a designar todo o país.
Se política e administrativamente se considera ter sido Guimarães o berço da nacionalidade, na formação do topónimo-mor da nação, o Porto parece ter sido a nossa baby-sitter

Curiosidade: A laranjeira foi trazida para Portugal no século XVI, tendo sido os portugueses a introduzi-la na Europa. Em vários países, Portugal é conhecido como “o país das laranjas” e, em diversas línguas, a designação de laranja é… Portugal!
Exemplos: romeno (portocálâ), búlgaro (portokal’), grego (portokál) e turco (portokal). O mesmo acontece com o persa (falado no Irão, Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Usbequistão, Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barém) e com o árabe.

 
Abraço.
AP

Fontes:


7 comentários:

  1. Que interessante a história por trás do nome de Portugal! Gostei!

    ResponderEliminar
  2. Aprender nunca é demais,nunca vi um Blog assim,seguindo os dois bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderEliminar
  3. Só ontem descobri este recomendável blogue, o que é uma pena! Sei que o poste já é antigo, mas permita-me o António que faça uma pequena correção a dois países citados na última frase: Usbequistão e Barém. Saudações.
    - João G. Pais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João:
      Agradeço a chamada de atenção e já procedi às alterações. De facto, as grafias que indica são as que estão registadas no Portal da Língua Portuguesa.
      Sempre ao dispor,
      António Pereira

      Eliminar