Seguidores

abril 22, 2013

.A origem da palavra "fígado" está no "figo"?

Imagem encontrada AQUI.
 
Consultando o dicionário online da Porto Editora (http://www.infopedia.pt), podemos ler: Do latim ficătu-, por ficātu-, «fígado guarnecido de figos; fígado».
Explorando esta relação fígado-figo, consultei várias fontes. Entre elas, destaco esta do Professor Paul Henriques:
a palavra "fígado" tem a ver com figo? Pois tem. No latim culto, havia a expressão iecur ficatum, que denominava prato bastante apreciado pelos romanos, o fígado de animais - especialmente gansos e porcos - alimentados com figos. Como achavam que assim o fígado ficava mais gostoso, esse prato era muito valorizado. (…) A palavra passou para a nossa língua através do latim popular ficatu, até chegar à forma atual, "fígado". (http://www.paulohernandes.pro.br/vocesabia/001/vcsabia015.html)

Notas complementares:
1.   O nome que designava fígado era jecur. Ficatum vem de ficus (étimo de figo) e quer dizer “farto de figo”. Na evolução da língua, perdeu-se o elemento jecur, tendo ficado ficatum (que passou de adjetivo a nome) a designar o importante (e saboroso para os apreciadores…) órgão nas línguas latinas: fígado (português), foie (francês), hígado (espanhol), italiano (hegato), romeno (ficát)…
2.   Numa outra fonte (http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=753416), a explicação é semelhante, mas o petisco seria apenas fígado guarnecido (ou recheado) com figos…
 
 
A concluir, reproduzo o título bem expressivo de um artigo do blogue veja.abril.com.br: Todo fígado contém a sombra de um figo.
 
 
Abraço.
AP


Sem comentários:

Enviar um comentário