Seguidores

abril 28, 2013

.Qual a origem da palavra açúcar?

Imagem encontrada AQUI.

A. A PLANTA
A origem provável da cultura da cana-de-açúcar está na região da Índia (6000 anos A.C.), não passando, na antiguidade, de uma especiaria exótica, utilizada apenas como tempero ou remédio. Os alimentos eram adoçados com mel.
O açúcar chegou à Europa apenas em meados do século XII, estendendo-se a outras regiões nos séculos seguintes, especialmente ao Extremo Oriente. O interesse pela especiaria aumentou de forma significativa depois de, no século XV, novas bebidas como o café, o chá e o chocolate, adoçados com açúcar, terem conquistado o paladar europeu.
Há registos desde 1521 sobre a cultura da cana-de-açúcar no Brasil.

B. A ORIGEM DA PALAVRA
Embora tenhamos em latim a palavra saccharum (com origem no sânscrito?), que dá o nome científico à planta da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) o português açúcar e o castelhano azúcar vêm diretamente do árabe as-sukkar.

E de onde vem o árabe? Refiro duas explicações:
1.   Para a “Revista Língua” (fonte nº 1), o termo nasce no sânscrito sarkara (“grãos de areia” ou “grãos doces”), passa pelo persa shakar e desagua no árabe como sukkar. Com a incorporação do artigo al e posterior assimilação, a forma al sukkar evoluiu para assukkar.
2.   José Pedro Machado (fonte nº 2) diz, no seu dicionário etimológico, que o árabe as-sukkar vem do grego sákchar ou sákcharon, não referindo o sânscrito...

Notas complementares:
*No século XIV, a palavra escrevia-se ainda sem acento: açucar.
*Encontramos no século XVI uma variante ortográfica curiosa: açuquere.

C. CURIOSIDADE
Considerado na atualidade como uma maldição para a saúde do planeta, no final do século XII, o cronista cruzado Guilherme de Tiro descreveu o açúcar como "muito necessário para o uso e saúde da humanidade"…

D. FONTES
2. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: José Pedro Machado, Livros Horizonte, 1977).

 
Abraço recheado com o doce prazer da partilha!
AP

1 comentário:

  1. MEU CARO SENHOR.

    FOI COM ENORME PRAZER QUE ENTREI NO SEU DOMÍNIO.

    POR AQUI ANDAREI.

    CORDIAIS SAUDAÇÕES. GRATO.

    Nito Gentilli.

    ResponderEliminar