Seguidores

abril 16, 2013

.Divisão silábica: ca-rro OU car-ro?

Imagem encontrada AQUI.
 
Num comentário à mensagem em que divulguei o Dicionário de Divisão Silábica do Portal da Língua Portuguesa (AQUI), um leitor deixou-me este comentário:
esse dicionário apresenta não a divisão silábica, mas sim a translineação, certo?
pássaro: divisão silábica pás-sa-ro?!? Isto é na translineação, a divisão silábica seria pá-ssa-ro correto?

O leitor parece ter razão, mas, como sabemos, “as aparências iludem”…
Analisemos então a questão, ponto por ponto.

A.
1. Atente-se nesta resposta do Ciberdúvidas, dada, em 2007, por Edite Prada: “Do ponto de vista da divisão silábica essas duas consoantes representam o mesmo som e mantêm-se juntas, sendo a divisão, respe(c)tivamente, como o consulente refere, ca-rro e co-rri-da. Diferente desta convenção de escrita que nos permite distinguir dois sons é a convenção subjacente à translineação, que, em língua portuguesa, prevê a separação dos dígrafos (ou grupos de duas letras, normalmente equivalendo a um só som) quando eles ocorrem em posição que implique o corte da palavra para mudança de linha.
Assim, em translineação e em palavras como carro e corrida, separam-se as duas consoantes car-ro; cor-ri-da.
2. Encontrei a mesma divisão silábica (ca-rro) na Gramática de Língua Portuguesa, de Helena Mira Mateus e outros, 2003 (página 1039).
3. Aprendi e sempre ensinei ca-rro.
Seguindo este ponto de vista, teríamos a divisão silábica pá•ssa•ro.

B. A Base XX do Novo Acordo Ortográfico (AO90) é dedicada à divisão silábica e diz, seguindo de perto a Base XLVIII do Acordo de 1945, no ponto 2: “São divisíveis no interior da palavra as sucessões de duas consoantes que não constituem propriamente grupos e igualmente as sucessões de m ou n, com valor de nasalidade, e uma consoante: ab-dicar, (…) cor-roer, pror-rogar; as-segurar, bis-secular, sos-segar; bissex-to, contex-to, ex-citar, atroz-mente (…), etc.
De acordo com este ponto, teríamos a divisão silábica pás•sa•ro.

Conclusões:
1. Consoante as fontes que seguirmos, podemos apresentar a divisão silábica pá•ssa•ro (a prática mais comum) e pás•sa•ro (a mais “legítima” se tivermos em conta que os textos dos Acordos de 1945 e 1990 a consagram). Em relação à translineação, as únicas possibilidades são pás-sa-ro.
2. O Dicionário de Divisão Silábica do Portal segue o que está estipulado no AO, apresentando a divisão pás•sa•ro. No entanto, noutros casos, são seguidas as habituais regras da divisão silábica. Exemplos: é•gua, í•man, ru•a, lu•a e mei•a (indivisíveis na translineação).
Nota 1: A generalidade das gramáticas que consultei dedicam muito pouco espaço à divisão silábica (menos ainda à translineação) e evitam exemplos com rr e ss. Nem a excelente Nova Gramática do Português (1984), de Celso Cunho e Lindley Cintra, foge à regra…
Nota 2: E como é no Brasil? O Formulário Ortográfico de 1943 não deixa dúvidas: “As vogais idênticas e as letras cc, cç, rr e ss separam-se” (Base XV). Logo, as conclusões acima apresentadas também são válidas para o Brasil.
Nota 3: Poderá ler a mensagem dedicada à translineação AQUI.

Abraço.
AP


8 comentários:

  1. Dos dois acordo qual devemos seguir?

    ResponderEliminar
  2. Mantendo-se o calendário que o está previsto, será assim:
    No Brasil, pode continuar a usar o Formulário de 1943 até dezembro de 2015. em janeiro de 2016, passa a ser obrigatório Novo Acordo Ortográfico.
    Em Portugal, entrada no Novo Acordo ocorrerá em maio de 2015, mantendo-se a possibilidade de continuar a usar até essa data o AO45.

    ResponderEliminar
  3. Olá, continuo com a dúvida. sou professora de apoio e recentemente fui corrigida devido a um caso semelhante. Afinal não é errado separar car-ro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na translineação, devemos colocar as duplas consoantes rr e ss uma em cada linha: car-ro; nos-so.
      Quanto à divisão das sílabas que não seja para mudar de linha, seguimos a orientação fonética: ca-rro, nosso.
      Abraço

      Eliminar
  4. Gente por favor,uma luz tá certo ou er-ra-do e-rra-do????!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá. Vi que citou o Formulário Ortográfico de 1943. Qual outra fonte pode ajudar a sanar essa dúvida sobre a translineação de dígrafos.
    Ex aqui da escola:
    A aluna escreveu: carro- ça
    A coordenadora indicou que a divisão deveria ser: car- roça
    Qual fonte respalda a coordenadora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Depende do que estamos a falar.
      1. Se for apenas divisão em sílabas (critério fonético), as sílabas são ca-rro-ça.
      2. Se for translineação (mudança de linha), há uma diferença. Eis a possibilidades:
      a)car-
      roça
      b) carro-
      ça
      Abraço.

      Eliminar
  6. Parabéns pela exposição crítica rigorosa e pelas referências bibliográficas! Na verdade, segundo a definição de sílaba (vogal, ditongo, ou tritongo, acompanhada/o ou não de consoante/s, que se pronuncia numa só expiração ou emissão de voz), a divisão do dígrafo rr/ss (que representa "uma só consoante" -cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pp. 52 e 54) não é uma divisão silábica, mas uma divisão convencional apenas da translineação. O erro (porque se trata de uma incoerência com a própria definição de sílaba) tem sido infelizmente difundido e imposto como critério de divisão silábica gramatical por algumas gramáticas, pelas referidas Bases dos Acordos Ortográficos, pelo atual Portal da Língua Portuguesa (v.g. http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=syllables&act=list&search=passo) e por vários dicionários impressos e on-line (v.g. https://dicionario.priberam.org/). Resta, pois, resistir e combater esta incoerência linguística inaceitável!

    ResponderEliminar