Seguidores

setembro 18, 2012

.ténis, tenis ou tenís?

Olha só!
 
Na loja da foto, no concelho de Torres Vedras, alguém está a precisar de rever as regras de acentuação…

De acordo com a Base IX, ponto 2. b), do Novo Acordo, acentuam-se as palavras paroxítonas (graves) “que apresentam na sílaba tónica as vogais abertas grafadas a, e, o e ainda i ou u e que terminam em -ã(s), -ão(s), -ei(s), -i(s), -um, -uns ou –us.”
Tendo como sílaba tónica um e aberto e terminando em –is, só podemos escrever, em todo o mundo lusófono, ténis, na norma luso-afro-asiática, e  tênis na norma brasileira. Pelas mesmas razões, acentuamos Vénus (Vênus no Brasil), bónus (bônus no Brasil), lápis e vírus.

Informação complementar:
Esta é uma regra com… 101 anos! Encontramo-la no Formulário Ortográfico aplicado em Portugal em 1911 (estendido ao Brasil cerca de 20 anos mais tarde), no Formulário Ortográfico de 1943 (no Brasil), na Norma de 1945 (em Portugal) e no Novo Acordo (em vigor desde 2009).

Abraço.
AP

7 comentários:

  1. Agradecido pelo convite,

    Realmente o Mundo Lusófona precisa desesperadamente de blogues assim.
    Numa era em que a língua está a sofrer uma redução drástica ( a coisa ou coiso a substituir inúmeras palavrars ou situações) as concordâncias dos verbos seja no singular ou plural a desaparecerem, são sempre benvindos os correctivos

    KimdaMagna

    ResponderEliminar
  2. já agora: Escreve.se multiuso ou multiusos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas palavras simpáticas, KimdaMagna.
      Respondendo à sua pergunta, escreve-se multiusos (adjetivo invariável).
      Abraço.
      AP

      Eliminar
  3. ...fica-me então uma dúvida em relação ao multiusos.
    Parece-me tratar-se de uma redundância no género " recuar para trás". A palavra multiusos anteriormente apresentava-se separada pelo hifen (-)Se multi significa, vários, mais que um, um conjunto de...e se uso me parece derivar do verbo usar, então o multi/usos
    será uma redundância.Desculpe a minha ignorância, talvez seja a veia poética a falar mais alto.Concretamente isto reporta ao facto de que quando se escreve - PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO SE USAR A PALAVRA MULTIUSOS.
    Ou um adjectivo invariável por ser mesmo invariável, ignorando a etimologia, me ajuda a compreender a questão.
    Os meus agradecimentos pela Sua paciência.
    kimdaMagna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, KimdaMagna!
      1. Em relação à redundância, entendi o seu raciocínio, mas é mesmo assim: multiusos (vários usos). A lógica das coisas concretas escapa-nos por vezes...
      2. Esta palavra não foi alterada pelo Novo Acordo. Segunda a Norma de 1945, já deveria ser escrita sem hífen, como multimédia, multiatómico ou multiétnico.
      Disponha sempre!
      AP

      Eliminar