Seguidores

fevereiro 06, 2014

mini-concerto ou miniconcerto?

Esta manhã, numa nota de rodapé do programa “Você na TV!”, de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, na TVI (estação portuguesa), podíamos ler “mini-concerto”. É mesmo assim que se escreve?
 
A.  Antes da aplicação do AO9O
Tanto os Formulários Ortográficos de 1911 (Portugal) e de 1943 (Brasil) como o Acordo Ortográfico de 1945 (Portugal) são omissos em relação à colocação ou não de hífen após o prefixo mini-.
Nos dicionários, encontrávamos grafias não consensuais: mini-saia e minissaia; mini-mercado e minimercado; mini-série e minissérie.
Os linguistas também não eram unânimes: alguns consideravam que mini- aglutinava sempre, nunca havendo hífen; outros (a maior parte) entendiam que deveria haver hífen antes de h ou vogal, como em mini-história ou mini-estágio.
Também podemos ler numa resposta dada pelo Ciberdúvidas em 2006 (por Edite Prada): “Posso apenas dizer que a tendência parece apontar para a supressão do hífen em compostos com mini-.
Logo, antes da aplicação do Novo Acordo Ortográfico, escrevíamos miniconcerto.
 
B.  Com o novo acordo ortográfico
O AO90 mantém regras específicas para alguns prefixos (mini- não é um deles) e estabelece uma nova regra bastante abrangente:
Só há hífen nas formações em que segundo elemento começa por h ou quando o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento. Obs.: Na prática, aplica-se o mesmo princípio se o prefixo terminar na mesma consoante com que inicia o segundo elemento. 

 
CONCLUSÃO:
  ERA (segundo o FO43 e o AO45)
  É (com o AO90)

miniconcerto

miniconcerto
Maxiabraço para todos!
AP

Sem comentários:

Enviar um comentário