Seguidores

fevereiro 28, 2014

Como escrever: GESTAPO ou Gestapo?


A palavra de hoje designa a polícia secreta de Hitler (ditador alemão, 1889-1945) e é um acrónimo* formado a partir de três palavras:  Ge(heim) Sta(ats) Po(lizei), «polícia secreta do Estado».

E qual a grafia correta: GESTAPO ou Gestapo?
A consulta das gramáticas que tenho cá em casa e as pesquisas feitas na internet foram infrutíferas: não encontrei uma regra para o caso…
Resta o campo das hipóteses a partir da análise das grafias de alguns acrónimos conhecidos:

Grupo 1
ONU (Organização da Nações Unidas), NASA (National Aeronautics and Space Administration), UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), UNICEF (United Nations International Children's Emergency Fund).

Grupo 2
Hamas (Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah)
Interpol (International Police)

Dito isto, parece que:
1. Quando formado apenas com as iniciais de cada palavra, usamos maiúsculas em todo o acrónimo: ONU.
2. Quando são usadas duas ou mais letras de uma ou várias palavras, apenas a letra inicial do acrónimo é com maiúscula: Interpol.

 
CONCLUSÃO POSSÍVEL:
Devemos escrever Gestapo.
Nota: a pronúncia segue as regras do alemão: “guestápo”.

*Segundo o Ciberdúvidas, um acrónimo é uma “palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua.

Abraço.
AP

1 comentário:

  1. Informação interessante acerca deste assunto:

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-de-maiusculas-e-minusculas-em-siglas-e-expressoes-teses-e-dissertacoes/31472

    ResponderEliminar