Seguidores

fevereiro 02, 2014

A palavra vinagre: história e estórias!


O nosso conhecido tempero resulta da aglutinação de duas palavras do latim: vinu- («vinho») +acre- («azedo»), pelo catalão vinagre. Já encontramos a palavra na língua portuguesa em 1188: “Aliud tanto de mel, I alqueire de uinagre”.
Notas:
1. Para o site “Origem da palavra”, a origem de vinagre está no francês antigo vin aigre (“vinho azedo”), designação vinda da expressão latina vinum acetum.
2. Na antiga Roma e Grécia usava-se o vinagre diluído em água com ervas aromáticas para fazer uma bebida: a posca*1. Tendo surgido como preparado medicinal na Grécia, tornou-se numa bebida quotidiana para os soldados romanos e classes baixas desde o século II Antes de Cristo. A passagem do Novo Testamento que diz que Cristo crucificado foi torturado ao receber vinagre para beber, refere-se provavelmente ao gesto apiedado de um soldado romano, oferecendo ao agonizante um pouco da sua própria bebida.
*1- Além de ser hidradante, fornecia calorias e, contendo vitamina C, era um verdadeiro antiescorbútico. (In http://en.wikipedia.org/wiki/Posca)

Fontes consultadas (assinaladas a azul):
.Dicionários online: Infopédia/Priberam/Aulete/Michaelis/dicionarioetimológico.com.br
.Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa)
.Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora)
.Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado
.http://origemdapalavra.com.br/site                

Um abraço (sem vinagre e com muito mel).
AP

1 comentário: