Seguidores

dezembro 23, 2012

.uma filhó ou uma filhós?

Clique AQUI e tenha acesso à fonte da imagem com uma receita bem tradicional: "Filhoses à moda da Beira Alta".

Agora que as festas natalícias estão quase no auge, devemos dizer: Dê-me aí uma filhós ou uma filhó? Pedido seguido de um imprescindível "se faz favor", bem entendido!
Saboreie a supertípica especialidade sem preocupações linguísticas, pois as duas palavras estão corretas e são sinónimas. Alguns autores, numa postura mais conservadora, condenam o uso de filhós no singular. E é como gosto de dizer, no prazer antecipado de a receber, quentinha, ostentando, dengosa, uma alma bordada a açúcar e a pontos de canela.
Filhó tem como plural filhós, enquanto filhósfilhoses.
Esta nossa língua portuguesa é mesmo uma gracinha!
Boas filhoses para todos!
AP

P.s.: E já agora, porque não quero que vos falte nada, deixo uma informação técnica sobre a coexistência destas duas doces e olorosas palavras:
"Ao processo de uma forma plural passar a ser empregue para designar também o singular, Evanildo Bechara dá o nome de "plural cumulativo" (ver Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, pp. 128-129). O mesmo fenómeno acontece com os substantivos  ilhó e ilhós, eiró e eirós, lilá e lilás, por exemplo."  In http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=4933

2 comentários:

  1. Olá, António!

    Com ou sem filhoses, desejo-lhe um FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO.

    Festas Felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luz!
      Retribuo os gentis votos com filhoses no Natal e rabanadas de sonhos a preencher 2013!
      Bj
      AP

      Eliminar