Seguidores

dezembro 30, 2012

.menú ou menu?


Espécime colhido esta manhã, a caminho da peixaria...
 
1. O acento no u nas palavras oxítonas (agudas) é já um clássico, pois é muito comum vermos “menú”, “perú”, “cangurú”, “cajú”, “nú”, “urubú”, etc.
2. Ao consultarmos uma gramática, neste caso, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (1984), podemos ler na primeira regra de acentuação: “Assinalam-se com acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a aberto, e e o semi-abertos, e com acento circunflexo os que acabam em e e o semifechados, seguidos ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, trisavô; etc.
3. O caso das oxítonas terminadas em i e u é diferente, dado que, em geral, não são acentuadas. Passemos aos casos das palavras em que há acento.
a) Nas terminadas em i, seguido ou não de s: há acento quando o i é antecedido de u ou a com que não forma ditongo (cai, mas caí; pai, mas país; fui, mas Luís);
b) Nas terminadas em u, seguido ou não de s: só há acento quando o u é antecedido de a com que não forma ditongo (baú/s).
CONCLUSÃO: já era e continua a ser menu!
Dica:
São raros os casos em que há acento em palavras terminadas em u (para além de baú, só encontrei Anhagabaú, topónimo da região de S. Paulo, e Esaú, personagem bíblica).
Assim sendo, em caso de dúvida…            
                                                    Não acentue o u final, seguido ou não de s!
Abraço!
AP

5 comentários:

  1. que tipo de encontro vocálico há nas palavras
    TOUREIRO
    ALDEIA
    DEZOITO
    SAÚVA

    ResponderEliminar
  2. um amigo do whatsapp me mandou tomar no cú,ah como é burro,além de mal educado é ainda analfabeto.só se for o dele que tem acento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Aguinaldo.
      O meu também não tem acento! ;)
      Abraço

      Eliminar