Seguidores

dezembro 29, 2012

.Há texto e testo...


Como eu faso um testo dissertativo?
presiso faser um texto dissertativo para a escola

Eis-nos perante duas palavras parónimas (trocando por miúdos: “parecidas”, tanto na escrita como na pronúncia) que muitas dores de cabeças dão às nossas crianças em início de aprendizagem da língua portuguesa.
Enquanto o texto é um enunciado (escrito ou oral), o testo é uma tampa (de panela, tacho…).
Embora o habitual seja pronunciar, no português europeu, “têisto” (texto) e “têsto” (testo), há zonas de Portugal (como no Alentejo e no interior do Algarve) em que as duas palavras se dizem da mesma forma: “têsto”. Ao contrário do que defendem alguns autores mais “puristas”, sendo diferente, essa forma de pronunciar não se deve considerar erro. Tal diferença é uma variação inerente ao sistema da língua. Como dizem Lindley Cintra e Celso Cunha, "essa multiplicidade de realizações do sistema em nada prejudica as suas condições funcionais." (Nova Gramática do Português Contemporâneo).

Abraço.
AP
Nota: Penso que, no português do Brasil, a palavra texto também é pronunciada “têsto”. Algum(a) internauta brasileiro(a) pode ajudar-me a confirmar esta pronúncia? Obrigado. 

8 comentários:

  1. E ainda «testo», a significar firme, enérgico.
    Vd Aquilino, pr ex.
    - Montexto

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o contributo, pois não conhecia a palavra com esse significado.

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo

    Que neste ano de 2013 que agora se inicia possamos com uma palavra de apoio e fraternidade fazer que o mundo seja melhor e que a esperança de realizar todos os sonhos seja presente sempre nos nossos corações...que a paz o amor e a felicidade seja o alvorecer de um novo tempo de amor e fraternidade.

    FELIZ ANO NOVO
    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sonhadora amiga!
      Obrigado pela partilha de tão generosos desejos. Que assim seja!
      Quantos aos sonhos, não hão de acabar, pois nascem dentro de nós. Como sabemos, quando o homem sonha, o mundo pula e avança...
      Beijinho grande.
      AP

      Eliminar
  4. Caro Prof. António Pereira

    Recebi por sms a sua informação da existência deste seu blogue. Já andei a visitá-lo (desde 2012, no primeiro "post", ou postagem, como também uso aportuguesar).
    Nele se trata da (ainda existente) dúvida fonética acerca de "Gibráltar" ou "Gibraltár", e depois dessa postagem inicial, houve vários outros problemas linguísticos que me chamaram a atenção ("vende-se", ou "vendem-se" casas?), mas este é o primeiro comentário que deixo registado.
    Aqui o congratulo pelos conhecimentos da nossa língua que divulga, e pela honestidade que demonstra citando as fontes nas respostas, (com alguma frequência o "Ciberdúvidas"), quando não são exclusivamente de sua autoria os esclarecimentos que presta.

    Saudações cordiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, meu caro Geraldes.
      Obrigado pela visita e palavras de estímulo.
      Quanto à citação das fontes, não há como não o fazer. E mesmo o que tomamos como nosso foi certamente bebido, muitas vezes em tempos e espaços que o tempo já afastou da memória.
      Abraço.
      AP

      Eliminar
  5. Caro António P.

    Estou cá de novo.

    Sim, também já me tem ocorrido esse mesmo pensamento, quando as pessoas dizem, com ar de quem tem matutado muito no assunto, "é a minha opinião".
    Mas, na realidade, ela tem origem em opiniões que se lêem e em frases que se ouvem.

    ResponderEliminar
  6. No Brasil, dependerá de cada região ou estado brasileiro. No Rio de Janeiro por exemplo, devido ao som do s ser mais parecido ao de Portugal, dizem têsto.
    Aqui podes ver uma breve explicação do som do S e do R: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/08/sotaques-do-brasil-desvenda-diferentes-formas-de-falar-do-brasileiro.html
    Segue o video para ouvir:
    globoplay.globo.com/v/3563773/

    ResponderEliminar