Seguidores

dezembro 15, 2012

.E a 1ª pessoa do presente do verbo remir é… (reformulado)

Fonte da imagem: AQUI.

A. Por estranho que pareça, a resposta é… eu redimo!
Aqui fica a conjugação de todas as pessoas do presente do verbo remir:
Eu redimo / tu redimes / ele redime / nós remimos / vós remis / eles redimem

B. Este é, para mim, um dos verbos mais estranhos da língua portuguesa, uma vez que a sua conjugação se cruza com o verbo redimir no presente do indicativo e no imperativo. No caso do presente do conjuntivo (no Brasil, subjuntivo), remir assume mesmo todas as formas de redimir (que eu redima, que tu redimas, etc.).

 
C. Embora os dicionários de verbos da Priberam e da Porto Editora considerem remir como um verbo defetivo, conjugado apenas na 1ª e 2ª pessoas do plural, segui a opinião do linguística Rodrigo de Sá Nogueira (tanto no seu Dicionário de Verbos como no Dicionário de erros e problemas de linguagem, ambos da Clássica Editora). Nesta última obra, pode ler-se, na página 375: "remir conjuga-se parte regularmente e parte com formas regulares do verbo redimir. Assim, temos: redimo, redimes, redime, remimos, remis, redimem; redima, redimas, redima, redimamos, redimais, redimam; redime tu, redimamos nós."
Abraço e bom fim de semana para todos!
AP

11 comentários:

  1. Não é o que diz o Priberam, segundo o qual o verbo no presente do indicativo apenas se conjuga na primeira e segunda pessoa do plural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, a Priberam (como a Porto Editora) considera que se trata de um verbo defetivo. No entanto, o linguista Rodrigo de Sá Nogueira tem uma perpetiva diferente (tanto no seu Dicionário de Verbos como no Dicionário de erros e problemas de linguagem, ambos da Clássica Editora). Nesta última obra, pode ler-se, na página 375: "remir conjuga-se parte regularmente e parte com formas regulares do verbo redimir. Assim, temos: redimo, redimes, redime, remimos, remis, redimem; redima, redimas, redima, redimamos, redimais, redimam; redime tu, redimamos nós."
      Por uma questão de rigor, irei reformular a mensagem, uma vez que o assunto não é consensual.
      AP

      Eliminar
  2. Já agora, mais duas dúvidas. Será obrigatório escrever "na primeira e segunda pessoas"? A concordância de "pessoas" não poderá ser feita apenas com o adjectivo mais próximo? Digo isto porque o artigo também está no singular. E não deveria ser "o Priberam", uma vez que é um dicionário. É assim que o vejo ser referido em todo o lado, inclusive no Ciberdúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1.Tem de se escrever "na primeira e segunda pessoas", pois havendo a supressão de pessoa a seguir a primeira, o plural aplica-se a primeira e segunda (1+1= plural). O mesmo se aplica a casos como "Provas de Aferição do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Portugal".
      2. A Priberam é o nome da empresa. O dicionário é apenas um dos seus produtos. Logo, posso dizer a Priberam como digo a Porto Editora. Quanto ao dicionário, é o dicionário Priberam (ou da Priberam). A provar o que afirmo, aqui fica um extrato que retirei do sítio da Priberam:
      “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa” e “Dicionários Priberam” são marcas registadas registradas da Priberam Informática, S.A.
      Cumprimentos.
      AP

      Eliminar
  3. Peço-lhe desculpa se o importuno com isto, mas de facto fiquei ainda com dúvidas. Se o nome passa para o plural, porque não o determinante (nas primeira e segunda pessoas)? Alterando a ordem das palavras: "nas pessoas primeira e segunda".
    A propósito do exemplo que deu, Edite Prada considera aceitável (numa resposta no Ciberdúvidas de 05/02/2007) a construção "O 2.º e 3.º ciclo de escolaridade", embora manifeste preferência por "Os 2.º e 3.º ciclos de escolaridade". Mas aqui, como poderá verificar, o determinante também passou para o plural.
    Mais uma vez, agradeço-lhe a disponibilidade para me responder às questões. E se o aborreço é porque realmente gostava de corrigir as minhas deficiências.
    Cumprimentos,
    Mário Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Mário.
      A Língua Portuguesa é complicada em geral... e em particular! E se alguém disser que nunca tem dúvidas... não está a dizer a verdade.
      Em relação à sua questão, de facto, parece ter lógica a construção "nas primeira e segunda pessoas", embora a sua pergunta de 26/12 fosse outra ("A concordância de "pessoas" não poderá ser feita apenas com o adjectivo mais próximo?").
      As construções "A primeira e segunda pessoas" e "As primeira e segunda pessoas" estão igualmente corretas? Alguma delas deve ser evitada?
      Não sei responder-lhe com segurança. Será uma boa questão a colocar ao Ciberdúvidas. Quando (ou se) chegar a uma conclusão inequívoca, publicarei uma mensagem sobre o assunto aqui no blogue.
      Claro que as suas questões não me aborrecem. Agradeço a confiança que deposita nos meus conhecimentos (que não são tão vastos como gostaria...).
      Aproveita a oportunidade para lhe desejar um bom ano!
      António Pereira

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta.
      Cumprimentos e bom ano novo,
      Mário Azevedo

      Eliminar
    3. Igualmente para si.
      Sempre ao dispor,
      AP

      Eliminar
  4. Olá
    Eu acho que vou fazer morada nesse blog. Vou precisar de tudo que tem aqui. Tenho idéias mirabolantes, mas a escrita poderia ser um pouco melhor, tenho que revisar uma porção de vezes antes de postar.
    Posso contar com ajuda?
    Vou seguir para ficar mais fácil.
    Agora já é tarde, amanhã eu volto para ver os outros textos.
    Parabéns
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Os meus agradecimentos pelas suas simpáticas palavras. Pode contar sempre com toda a ajuda que eu possa dar.
      Já sou seguidor do "Lua Singular". Vê-se que é um blogue escrito com muito entusiasmo e carinho.
      Beijos tb pra você!
      AP

      Eliminar