Seguidores

janeiro 09, 2014

O Cogumelo do Tempo tem mesmo um efeito "anti-envelhecimento"?

Anti-envelhecimento? Hum...

O “Cogumelo do Tempo” bombardeia-nos diariamente com publicidade teleguiada para um alvo cirúrgico: os mais idosos. O dito cogumelo “previne o avc”. E se restarem dúvidas, lá está “a famosa Noz Pecan da Amazónia para a prevencao das doenças degenerativas”. Até arrepia!
Não sendo fã da fórmula mágica, não posso, como o Roberto Leal, dizer-vos que a coisa resulta ou se há ou não uma “prevencão” das doenças degenerativas.
Mas (por algum efeito alucinogénico?) o “Cogumelo” não faz bem à língua portuguesa!
Na caixa do produto, a prova salta à vista:
Com Pecan D’Amazónia + Q10
Anti-Envelhecimento

Esquecendo a maiúscula em “Envelhecimento” e o chique do apóstrofo em “D’Amazónia”, centremo-nos no hífen. Dirá o leitor menos informado que o “Cogumelo” se limita a escrever em “português português” (como agora se diz em relação à norma de 1945). Será?
 
É melhor ver o que o AO45 diz sobre o assunto:
Emprega-se o hífen” em “compostos formados com os prefixos anti, arqui e semi, quando o segundo elemento tem vida à parte e começa por h, i, r ou s”. Base XXVIII, 3º.
No caso em apreço, embora “envelhecimento” tenha vida própria, começa pela letra… e! As regras de há quase setenta anos abençoaram a união: antienvelhecimento!

Quanto ao AO90, em geral, só há hífen quando o segundo elemento começa por h ou por letra igual àquela em que termina o prefixo (efeito espelho). Logo, os nossos pombinhos continuam bem juntinhos: antienvelhecimento!

Conclusões:
1. O Cogumelo do Tempo não tem efeito anti-envelhecimento!
2. Quanto a ser antienvelhecimento, venham as provas…

Em vez de “Cogumelos do Tempo”, sugiro-vos “Tempo para os Cogumelos”. Sobretudo estes, que são deliciosos:
Cortados em lâminas e levados ao lume numa frigideira antiaderente com azeite, alho feito em papa, uma pitada de sal e pimenta preta moída no momento (durante 5 minutos). Juntar coentros picados e deixar apurar mais um minuto!

Bon appétit!
AP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário