Seguidores

setembro 18, 2014

.As siglas, acrónimos, símbolos e abreviaturas têm plural?


As siglas e acrónimos são constituídas pelas letras iniciais de duas ou mais palavras, sendo válidas tanto para o singular (uma ONG) como para o plural (duas ONG), pelo que não se justifica a junção do s para formar o plural.

MAS...
1. É frequente vermos o s no plural em siglas e acrónimos. Não sendo lógico pelo exposto no parágrafo inicial, este procedimento não é condenado pelas regras da nossa ortografia e o texto do Novo Acordo não aborda a questão.
2. Nenhuma das fontes que consultei aceita a introdução de apóstrofo (CD's ou PME's), considerando o seu uso desprovido de qualquer lógica.

Informações complementares:
1. Siglas e acrónimos:
a) Enquanto nas siglas se pronuncia cada letra separadamente (CD - "Cêdê"; BBC - "Bêbêcê"), os acrónimos dizem-se de forma contínua como se de palavras se tratasse (Unicef - "Unicefe"; NASA - "Naza");
b) Quando referidas pela primeira vez num texto, devemos escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, sobretudo se se tratar de uma sigla ou acrónimo menos comum;
c) As siglas escrevem-se sempre com maiúscula, enquanto nos acrónimos com quatro ou mais letras apenas a primeira letra se escreve com maiúscula como em Unicef Gestapo;
d) Não se usam pontos a separar as letras das siglas e acrónimos.
2. A abreviatura é um conjunto de letras que fazem parte de uma palavra e a representam na escrita: sr. (senhor), adj. (adjetivo), abrev. (abreviatura), etc. (et caetera/et cetera). Em muitas abreviaturas, as flexões em género e em número são incontornáveis: Exmos. Srs., Dr.ª, Prof.ª.
3. No símbolo, resultado de uma convenção, uma ou várias letras representam um conceito: km (quilómetro), ºC (grau Celsius), Au (ouro), V (volt).
Importante: os símbolos não levam ponto (.) nem admitem plural.

CONCLUSÕES sobre a pluralização:
a) nos símbolos não tem sentido;
b) nalgumas abreviaturas, é um procedimento inevitável;
c) sendo admissível nas siglas e acrónimos, a opção mais segura é não o fazer: as PME, os CDROM, os CD, as ONG...
Nota 1: No Brasil, há maior abertura em relação à formação do plural com junção de s  nas siglas e acrónimos.
Nota 2: Sobre os símbolos, tem um artigo bastante completo AQUI.

Fontes: http://www.ciberduvidas.com, www.flip.pt e http://www.soportugues.com.br

Abraço.
AP

2 comentários: