Seguidores

outubro 23, 2013

.De onde vem a palavra COENTRO?

Imagem encontrada AQUI.
 
O termo vem do do grego koríandron, pelo latim coriandru-.
José Pedro Machado, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, refere que a evolução fonética da palavra ainda não foi explicada satisfatoriamente, aponta para a possibilidade de surgir pela primeira vez no século XV (…e eram hu us graaõs meudos asy como sement de coentro”) e regista a variante coendro, que não encontrei nos dicionários que tenho cá em casa.
Abraço.
AP
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
 
A. (…) o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco.
O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região norte. Em Portugal, é muito utilizado, por exemplo, na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País. No Norte, é praticamente ignorado.
 
B.Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas. Na Idade Média era cultivada nos jardins dos mosteiros. É também conhecida por salsa árabe ou chinesa e é hoje cultivada um pouco por todo o mundo.


4 comentários:

  1. Verdade amado ou odiado.
    Condimento que consegue dividir pessoas à mesa!
    Particularmente gosto e agora sabendo que acalma algumas dores usarei com mais frequência.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Rita!
      Também sou grande apreciador de coentros. E se o cozinhado sair bem, até as dores da alma serão acalmadas... ;)
      Abraços tb pra você.

      Eliminar
  2. muito interessante o artigo, desconhecia, bom saber.... !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo Antônio,
    Gostei muito da postagem..
    Eu gosto muito de coentro e o uso nas preparações de casa. Nas casquinhas de siri, faz toda a diferença. Meus familiares dizem que comem casquinhas em vários lugares, mas a minha é a melhor. Talvez seja por causa do coentro que uso.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderEliminar