Seguidores

outubro 10, 2013

.10% dos alunos FALTOU ou FALTARAM?

Imagem encontrada AQUI.


Não há unanimidade em relação ao assunto de hoje.
De tudo o que li, opto pelas regras para a concordância na percentagem que D´Silvas Filho (citado por Regina Rocha) apresenta no Ciberdúvidas:
a) Sujeito sem complementos
Quando o sujeito não tem complementos, a concordância tem de fazer-se só com ele, como é óbvio (ex.: «20% descontam»). Note-se que quando o número é inferior a dois, o verbo vai para o singular («só 1,9% desconta»): convenção adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e Bureau International des Poids et Mesures (BIPM); ex.: 1,99 joule.

b) Sujeito com complementos
Com número superior a 2 e quando há complementos, o verbo vai para o plural se o complemento está no plural (ex.: «3% das pessoas descontam»). Pode ir excecionalmente para o singular se o complemento está no singular (ex.: «10% do desconto mantém-se»); mas o plural pode ser aconselhável, concordando com o plural do número (ex.: «10% do dinheiro dos impostos gastam-se em ninharias»).
Quando o número é inferior a 2 e há complementos, aplica-se a regra em a); mas esta convenção é estilisticamente discutível no caso das percentagens (ex, regra SI: «só 1,8% [das pessoas presentes] votou»; mas, preferência estilística: «só 1,8% [das pessoas presentes] votaram...»). Conclusão: em números inferiores a 2, a regra SI não pode ser considerada inflexível quando há complementos na percentagem.

CONCLUSÃO:
A resposta só pode ser: 10% dos alunos FALTARAM.

Abraço.
AP

Sem comentários:

Enviar um comentário