"Quanto ao plural das palavras compostas por justaposição do tipo de palavra-chave, não há consenso. Costuma-se dizer que, de modo geral, ambos os elementos vão para o plural. Eu raciocino assim: cada uma das tais palavras é uma chave. E cada uma das tais chaves é uma palavra. Considerando assim, duas daquelas palavras são duas chaves, e duas daquelas chaves são duas palavras. Em conclusão: o plural de palavra-chave é palavras-chaves e não palavras-chave. Este plural parece não ter lógica."
(In http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=3776).Assunto encerrado? Nem pensar!
Lance uma pesquisa no VOP (Vocabulário Ortográfico do Português), no Portal da Língua Portuguesa, em www.portaldalinguaportuguesa.org, e no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras, em www.academia.org.br, e obterá a seguinte informação:
palavra-chave - nome feminino
singular | palavra-chave |
---|---|
plural | palavras-chave / palavras-chaves |
Conclusão: podemos dizer palavras-chave e palavras-chaves.
Abraço.
AP
Eu institivamente vou para as palavras-chaves pq o normal e regra em tuga é pluralizar nesses casos.
ResponderEliminar- Mont.
Há excelentes professores e autores que aconselham a ida para o plural de palavras compostas por dois substantivos. Opto por essa forma, embora reconhecendo ser controversa a matéria.
EliminarAs duas formas são corretas,mas vamos pela regra ortográfica ,palavra e chave são substantivos,flexionamos os dois,estranho, controverso, porém mais correto que palavras- chave!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPalavras-chaves (BR)
ResponderEliminarPalavras-chave (PT)
O plural pode ser palavras-chave e palavras-chaves. Basta consultar os órgãos oficiais da língua portuguesa dos dois lados do Atlãntico: Portal da Língua Portuguesa (PT) e Academia Brasileira de Letras (BR).
EliminarCptos.