Seguidores

outubro 24, 2013

.Costa DA Caparica ou Costa DE Caparica?


Ouvindo há pouco, num noticiário televisivo, dizer Costa de Caparica, quando o mais comum é dizer-se Costa da Caparica, parti para a pesquisa que dá corpo ao artigo de hoje.

Socorro-me, como em muitos outros casos, do imprescindível Ciberdúvidas. Aqui vos deixo a súmula da resposta dada a um consolente em 2006:
1. Por um lado, o Novo Dicionário Corográfico de Portugal e a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, da Verbo, registam Costa da Caparica, à semelhança de Costa do Castelo, Costa do Marfim e Costa do Sol.
2. Em contrapartida, grande parte dos registos na internet optam por Costa de Caparica, o mesmo acontecendo com a página oficial da Câmara Municipal de Almada.
3. Se dizermos a Caparica poderia justifica o da, o facto José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, incluir uma atestação do nome em causa sem artigo («que he em caparica termo da villa dalmada», 1488) justificaria o de.
4. O presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Neves, prestou, em 2006, o seguinte esclarecimento ao Ciberdúvidas: 
«A Costa da Caparica foi durante muitos anos chamada por este nome e também pela denominação de "Praia do Sol".
Mais tarde, na década de oitenta, surgiu uma corrente que defendia o "de" e não o "da".
Após vários anos e com a necessidade de se proceder à legalização dos símbolos heráldicos da freguesia (agora cidade), através da Comissão de Heráldica, foi informada a Junta de Freguesia de que a denominação da terra era a de "Costa da Caparica", e não "Costa de Caparica".
Porém, e se dúvidas subsistissem, a verdade é que quando foi criada a freguesia e publicado o diploma (Dec.-Lei n.º 37 301) em Diário do Governo de sábado, 12 de Fevereiro de 1949 – 1.ª Série – Número 27, a denominação foi a de Costa da Caparica.»
5. O nome oficial é, por conseguinte, Costa da Caparica.
Nota: Consultando a página oficial da Câmara Municipal de Almada, verifiquei que, ao contrário do que acontecia em 2006, se opta pela designação Costa da Caparica.

Abraço.
AP

2 comentários:

  1. Olá amigo Antônio,
    Gostei muito do seu blog.
    Acho as matérias bem interessantes.
    Sempre lendo e aprendendo, dia a dia.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderEliminar
  2. Creio que houve na RTP 1, entre as 6.30, e as 10h, no Bom Português, há poucos anos, um assunto referindo isto,... e a resposta correcta apresentada no programa, e com apoio da Porto Editora,... refere-se "DE".

    ResponderEliminar