Seguidores

dezembro 11, 2015

ABERTO ou ABRIDO?

A conjugação verbal pode ser um bico de obra, sobretudo no momento de usar o particípio passado. Há verbos que têm apenas um e outros que apresentam dois (um regular, outro irregular).
No caso do verbo abrir, a generalidade dos falantes diz aberto, mas também há quem diga abrido. Se em relação à legitimidade da forma irregular não há dúvidas, que dizer de abrido?

RESPOSTA:
A única forma considerada correta é ABERTO!
Nota – Embora o dicionário Michaelis a considere aceitável com os verbos ter e haver (dando como exemplo a frase “Tendo abrido a porta, olhei.”), a forma ABRIDO não é aceitável para a generalidade dos especialistas. É o caso da “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra, que inclui o verbo abrir no grupo dos que têm “apenas particípio irregular, não tendo conhecido jamais a forma regular em -ido”.

Abraço.

ProfAP

Imagem encontrada AQUI.

10 comentários:

  1. Abrindo pra mim tá no cotidiano mais mesmo assim conversando com minha noiva ela falou "se não tivesse gostado não tinha abrido o sorriso" , daí o tema e a discussão do verbo irregular cabe ou não cabe esse emprego do "abrido" no dia a dia

    ResponderEliminar
  2. tivesse nao combina com TINHA e sim com TERIA...

    ResponderEliminar
  3. Abrido é coisa do passado agora é contemporâneo, aberto é o de hoje

    ResponderEliminar
  4. “Quando a polícia chegou, o assaltante já tinha abrido.” (abrido=fugido). É aceitável?

    ResponderEliminar
  5. É calão. Está registado em vários dicionários de calão, como, por exemplo, “Novo calão português” de Eduardo Nobre (1ª edição: 1979): “ABRIR – sair; fugir; correr”. http://www.coisas.com/NOVO-CALAO-PORTUGUS---EDUARDO-NOBRE-1979,name,223979441,auction_id,auction_details

    Idem no “Dicionário de calão” de Albino Lapa (Lisboa : Presença, 1974): “ABRIR – fugir; correr; retirar-se”. http://livrariaultramarina.com/product_info.php?products_id=3558

    São os dois únicos dicionários de calão que tenho.

    A dúvida surgiu numa conversa, quando alguém hesitou em dizer “abrido” ou “aberto” na frase em questão: “Quando a polícia chegou, o assaltante já tinha abrido.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tratando-se de calão, o uso restringe-se a situações de uso popular da língua. É de evitar na escrita, a não ser numa situação ficcional, por exemplo, na fala de uma personagem numa história.
      Cptos.
      AP

      Eliminar
  6. Há que se considerar se de que paradigma de verbo se trata...

    No caso dos verbos abundantes e defectivos, são aceitas as seguintes formas:

    Abarto
    Aberto
    Abirto
    Aborto
    Aburto

    Ou ainda:

    Abrado
    Abredo
    Abrido
    Abrodo
    Abrado

    ResponderEliminar
  7. Boa noite...

    Muito bom esse artigo, me ajudou bastante!

    ResponderEliminar