Seguidores

dezembro 11, 2015

ABERTO ou ABRIDO?

A conjugação verbal pode ser um bico de obra, sobretudo no momento de usar o particípio passado. Há verbos que têm apenas um e outros que apresentam dois (um regular, outro irregular).
No caso do verbo abrir, a generalidade dos falantes diz aberto, mas também há quem diga abrido. Se em relação à legitimidade da forma irregular não há dúvidas, que dizer de abrido?

RESPOSTA:
A única forma considerada correta é ABERTO!
Nota – Embora o dicionário Michaelis a considere aceitável com os verbos ter e haver (dando como exemplo a frase “Tendo abrido a porta, olhei.”), a forma ABRIDO não é aceitável para a generalidade dos especialistas. É o caso da “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra, que inclui o verbo abrir no grupo dos que têm “apenas particípio irregular, não tendo conhecido jamais a forma regular em -ido”.

Abraço.

ProfAP

Imagem encontrada AQUI.

7 comentários:

  1. Abrindo pra mim tá no cotidiano mais mesmo assim conversando com minha noiva ela falou "se não tivesse gostado não tinha abrido o sorriso" , daí o tema e a discussão do verbo irregular cabe ou não cabe esse emprego do "abrido" no dia a dia

    ResponderEliminar
  2. Abrido é coisa do passado agora é contemporâneo, aberto é o de hoje

    ResponderEliminar
  3. “Quando a polícia chegou, o assaltante já tinha abrido.” (abrido=fugido). É aceitável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço esse uso da palavra...
      Bom entrada em 2018!

      Eliminar
  4. É calão. Está registado em vários dicionários de calão, como, por exemplo, “Novo calão português” de Eduardo Nobre (1ª edição: 1979): “ABRIR – sair; fugir; correr”. http://www.coisas.com/NOVO-CALAO-PORTUGUS---EDUARDO-NOBRE-1979,name,223979441,auction_id,auction_details

    Idem no “Dicionário de calão” de Albino Lapa (Lisboa : Presença, 1974): “ABRIR – fugir; correr; retirar-se”. http://livrariaultramarina.com/product_info.php?products_id=3558

    São os dois únicos dicionários de calão que tenho.

    A dúvida surgiu numa conversa, quando alguém hesitou em dizer “abrido” ou “aberto” na frase em questão: “Quando a polícia chegou, o assaltante já tinha abrido.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tratando-se de calão, o uso restringe-se a situações de uso popular da língua. É de evitar na escrita, a não ser numa situação ficcional, por exemplo, na fala de uma personagem numa história.
      Cptos.
      AP

      Eliminar