Seguidores

dezembro 02, 2015

CÉU é uma palavra aguda (oxítona)?


É uma chata a gramática… Mas, quer queiramos quer não, ela faz parte de nós! Implacável, dita as regras que regulam o uso que fazemos da língua a cada momento.
A resposta à questão de hoje poderá ser surpreendente para alguns, mas é a lógica pura e dura da Sr.ª Dona Gramática…
Se já houve tempos em que palavras como CÉU, DEU, DÓI e FAZ eram classificadas como oxítonas (agudas), hoje já não é assim.

RESPOSTA:
A palavra CÉU não é oxítona, sendo classificada apenas como monossílabo.
Justificação: A classificação de aguda (oxítona), grave (paroxítona) e esdrúxula (proparoxítana), quanto à acentuação, é possível apenas quando «as palavras têm mais de uma sílaba» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 36).

Abraço.
ProfAP
                                                                                                                                                                    Imagem encontrada AQUI.

6 comentários:

  1. Ok mas num outro tópico daqui dizia que apenas monossílabos tônicos terminados em A, E ou O seguido ou não de S são acentuados... eai qual a razão de CÉU (monossílabo terminado em U) ser acentuado??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Larissa.
      A razão do acento na palavra "céu" deve-se à circunstância de todas as palavras terminadas ditongos abertos grafados -éi, -éu ou -ói (seguidos ou não de -s) deverem ser acentuadas: papéis, céu(s), dói.
      O tópico a que alude falava em palavras oxítonas (monossílabas ou não) terminadas em -a, -e ou -o abertos: dá, jacaré(s), paletó(s), etc.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Com todo o respeito, mas o acordo ortográfico é lei. Não só lei, como um tratado internacional, ratificado pelo Brasil através do Decreto nº 6.583/2009. A BASE VIII do Decreto, em seu inciso "d", diz claramente:

    "d)As palavras oxítonas com os ditongos abertos grafados –éi, –éu ou –ói, podendo estes dois últimos ser seguidos ou não de –s: anéis, batéis, fiéis, papéis; céu(s), chapéu(s), ilhéu(s), véu(s); corrói (de corroer), herói(s), remói (de remoer), sóis."

    Logo, me corrijam se eu estiver errado, mas acredito que céu é uma exceção a regra das monossílabas.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade não é exceção, pesquisando descobri que as monossílabas formadas por ditongos abertos são acentuadas. Sorry.

    ResponderEliminar