Seguidores

abril 15, 2015

Afinal, quantas línguas se falam em Portugal?


Com a devida vénia transcrevo este artigo do sítio www.ruralea.com:
 Se é daqueles que pensa que em Portugal só se fala português, está enganado. O mirandês, falado sobretudo nos meios rurais de Miranda do Douro, também tem estatuto de língua oficial. Mas se mesmo assim pensa que só existem estas duas línguas, continua enganado! Existem na paisagem linguística de Portugal continental três línguas/dialectos que não pertencem ao sistema histórico galaico-português. São estas línguas: o mirandês (com um dialecto: o sendinês), o guadramilês e o rio-donorês. Estes «falares» situam-se na zona nordeste de Portugal junto à fronteira com Espanha, justo onde antes se situava o antigo reino de Leão. Qual a identidade do que se fala do outro lado da raia, isto é, na zona espanhola que faz fronteira com estes enclaves, é, ainda, motivo de debate por parte dos próprios falantes e dos linguistas que não se decidem se o que falam é leonês ou uma variedade de galego.
Ou seja, além do português e do mirandês, existem ainda um dialecto do mirandês (o sendinês) e mais duas línguas: o guadramilês e o rio-donorês.

Abraço.
AP

4 comentários:

  1. Pouco ou nada percebo de linguística, mas se puder contribuir com o que na minha infância e adolescência ouvi-,lembro-me da língua misturada de palavras- em castelhano e português que se falava em Barrancos,a poucos Km onde vivi. Será o Barranquenho outro dialeto?. Também algures ouvi dizer que na região de Minde se falava um dialeto que servia para comunicar entre diminuto grupo de pessoas.Gostaria de saber a vossa opinião.Obrigado -Pantoja Rojão3/6/2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Concordo consigo.
      Quando fui, há muitos anos, aluno na Faculdade de Letras, recordo-me de ter estudado na cadeira de História da Língua Portuguesa que tanto o barranquenho como o minderico são dialetos. Penso que não são reconhecidos oficialmente.
      Abraço.
      António Pereira

      Eliminar
  2. António Pereira-Muito obrigado pela sua informação.Lembro o quão valioso é manter a curiosa diversidade da nossa pouco variada linguística que naturalmente penso estar em vias de extinção. Felizmente a nossa língua tem aumentado os seus utilizadores e atrevo-me a dizer que dentro de centenas de anos portugueses serão todos os que falarão português no planeta. Lembro que há cerca de 30 anos estava em Kuala-Lampur -Malásia num snack a jantar com minha mulher e o empregado perguntou -Donde são .respondi -Somos portugueses , O rapaz ficou intrigado e disse "não ,vocês não são iguais .Portugueses sim são aqueles que estão em Malaca" Depois aí fomos e o Sr. Alcantara realmente com tez misturada português de origem goesa e malaia convidou-nos a comer bacalhau- e o seu "Cristão"-dialeto de português encantou-nos. Faz pensar.Também no Ceilão-ainda hoje se fala dialeto português e dizem-se portuueses. Faz-nos pensar .Nâo acha? Obrigado por me lêr.Pantoja Rojão (18/4/2016)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e partilha das suas experiências. Será sempre bem-vindo!
      Abraço desde Azeitão.

      Eliminar