Seguidores

janeiro 11, 2015

O que distingue Angola de... angola?


Todos conhecemos o topónimo Angola, escrito com maiúscula, para designar o país lusófono da costa ocidental de África.
Sabia que também existe angola, com minúscula, nome (substantivo) comum e adjetivo?
 
Repare:
Angola
Nome do país africano.
Nome* próprio
angola
O mesmo que angolano.
Adjetivo
Indivíduo pertencente aos angolas, povo indígena que deu o seu nome ao território de Angola.
Nome comum
*No Brasil diz-se substantivo.

A primeira vez que ouvi usar angola sem ser como topónimo foi em S. Tomé e Príncipe, há uns meses. O guia referiu-se aos descendentes de escravos angolanos como os “angolas”. Naquele momento, achei estranho e de correção duvidosa. Afinal, o ignorante era eu...
 
Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

2 comentários:

  1. Para dizer a verdade, nunca vi ou ouvi a palavra "angola" com o significado de angolano. Trata-se certamente de uma denominação que caiu em desuso há muito tempo.

    Por outro lado, o nome Angola não vem da denominação de um povo, que habita uma certa região situada entre Luanda e Malanje. É o inverso que ocorre: foi o povo que acabou por ser chamado "angolas". Aliás, este povo é mais frequentemente chamado "gingas", mas também está correto chamar-lhe "angolas".

    O nome do país Angola vem do título do soberano de Ndongo, que era um reino que abrangia Luanda aquando da chegada dos primeiros portugueses àquelas paragens. Remeto-o para o seguinte texto, que me parece excelente e que está num portal angolano de notícias e de opinião: http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=10800:donde-vem-o-nome-qangolaq&Itemid=88.

    Por fim, sempre julguei que os descendentes de escravos e trabalhadores forçados angolanos em S. Tomé e Príncipe se chamavam "angolares" e não "angolas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando:
      Agradecendo o seu comentário, passo a responder.
      1. “angola” como sinónimo de angolano
      Tanto o dicionário Priberam como o Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa registam: “angola (adjetivo)- o mesmo que angolano.”
      2. “Angola não vem da denominação de um povo” (extrato do seu comentário)
      No artigo, não há qualquer referência à origem do topónimo Angola (isso ficará para um futuro artigo). Fala-se, isso sim, do nome comum “angola” (com minúscula), definido no dicionário Priberam como “Indivíduo pertencente aos angolas, povo indígena africano que deu o seu nome ao território de Angola.”
      3. Finalmente, em relação a “angolas” e “angolares”, o guia não se referia ao grupo étnico angolar, tendo usado a palavra “angola” como sinónimo de angolano. Estive em missão de voluntariado no sul de S. Tomé e, nas aldeias onde trabalhei, os habitantes eram designados, em função da sua origem, como cabo-verdianos ou angolanos.
      Cumprimentos.
      António Pereira

      Eliminar