Seguidores

abril 17, 2016

Qual a origem da palavra TRABALHO?


A minha filosofia sobre o trabalho resulta da soma de um provérbio jugoslavo (“Um bom descanso é metade do trabalho.”) com esta frase de João António N. Palmeira: "O trabalho só dignifica o homem, quando não o priva da vida."
Mas quando se trata de TRABALHO, as opiniões dividem-se. Por um lado, a nobreza com “o trabalho enobrece a alma”(Max Weber) e “o trabalho é o alimento das almas nobres”(Séneca) ; por outro, o sofrimento e a escravidão em “A humanidade é infeliz por ter feito do trabalho um sacrifício e do amor um pecado.”(Henrique José de Sousa) e “A escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época sob a forma do trabalho livremente assalariado.”(George Bernard Shaw).
AFINAL, O TRABALHO É PRÉMIO OU CASTIGO?
Uma viagem à origem da palavra dá-nos pistas…

RESPOSTA:
TRABALHO vem do latim tripalium, resultado de junção de tri (“três”) com palum (“madeira”).

Interessante mesmo é o sentido que a palavra tinha na origem:
Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia.
Desse modo, originalmente, "trabalhar" significava “ser torturado”.
No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.
A idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.
A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”.
Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

Nota final:
Quando à frase “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”), que se pode ler no portão principal de Auschwitz,  é uma triste e trágica ironia…

Algo que não me dá muito trabalho e que faço com gosto é enviar-vos  o meu abraço!
ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário