Seguidores

fevereiro 21, 2013

.duzentas ou duzentos gramas?

Esta é a verdadeira grama e veio dAQUI.
Este é um clássico em Portugal: gramas (unidade de medida), são sempre duzentos, trezentos, quatrocentos e assim sucessivamente.
Sendo verdade que o uso conduz muitas vezes à alteração das regras, contribuindo para que o que hoje é erro passe a ser amanhã a norma, neste caso, não há concessões: grama é do género masculino e ponto final!

Portugal (norma luso-afro-asiática)
Duzentos gramas (género masculino)
Brasil (norma brasileira)
Duzentos/duzentas gramas (masculino/feminino)
Nota: Embora o Houaiss diga que a palavra é do género masculino, tanto o Vocabulário da Academia Brasileira das Letras como outros dicionários (Aulete, Dicionário On-line de Português, Michaelis) registam-na como podendo ser usada no masculino e no feminino.

Abraço.
AP

4 comentários:

  1. Como nãos seguir os dicionários mais consultados nos Brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendi onde queria chegar com a sua pergunta...
      Cptos.
      AP

      Eliminar
  2. No Brasil em geral usar na feminino é considerado erro. Posso afirmar sem medo de errar q não se encontra em nenhum lugar de escrita culta e algum rigor (site, imprensa etc) a forma feminina de gramas, sempre prevalece a masculina mesmo q o contrário possa estar sendo afirmado em algum dicionario

    ResponderEliminar
  3. grama2 (gra.ma)

    sm. sf.

    Em Portugal, o uso do feminino é seguramente erro e todos dicionários usam a palavra no masculino. Quanto ao Brasil, como considerar erro se o VOLP da Academia Brasileira de Letras não tem entrada para a palavra com a indicação exclusiva do género masculino?
    Por outro lado, conhecidos dicionários brasileiros consideram válidos os dois géneros.
    AULETE:
    sm. sf.
    1. Fís. Metrol. Principal unidade de massa do sistema métrico, correspondente a um milésimo do quilograma: Duzentos/duzentas gramas de presunto. [Símb.: g.]
    MICHAELIS:
    s m+f (gr grámma) 1 Milésima parte do quilograma; protótipo internacional arquivado na Repartição Internacional de Pesos e Medidas, em Paris.

    ResponderEliminar