Seguidores

janeiro 22, 2016

eco resort, eco-resort OU ecorresort?


Durante uma semana não irei publicar nos blogues. Daqui a algumas horas partirei para uma viagem única: Ilha do Príncipe e Ilha de S. Tomé. Após o regresso, farei alguns artigos dando conta do percurso com fotografias.
A palavra escolhida para o artigo de hoje tem tudo a ver com aventura…

Como o elemento eco não tem vida própria, fica excluída a grafia “eco resort”.
Apesar de a Base XVI do AO90 estipular que quando “o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se”, como acontece em infrassom e biorritmo, “ecorresort” também não é uma grafia aceitável.

RESPOSTA:
A única grafia correta é eco-resort!
Regra: antes estrangeirismos, um nomes próprios ou siglas (ou acrónimos), há sempre hífen: anti-apartheid, anti-Europa, mini-GPS.
Nota 1: Embora a regra seja nova, já se escrevia assim antes da aplicação do Novo Acordo Ortográfico.
Nota 2: Estranhamente, a regra está nos “Critérios de aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)”, mas não no texto do AO90…

Abraço já quase tropical! ;)

ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

3 comentários:

  1. António ,
    Então boa viagem !
    E espero que tenha uma boa estadia no seu eco-resort
    abs
    Kiko

    ResponderEliminar
  2. Olá! Primeiramente, gostaríamos de dar parabéns pelo sítio, com tão bom conteúdo! Queríamos apenas fazer um pequeno alerta: na lista de dicionários divulgados aqui na coluna à esquerda, estão a fazer propaganda para o "dicionário do aurélio" (site criminoso, contra o qual o verdadeiro Dicionário Aurélio está entrando na justiça, por plágio e por enganar as pessoas fazendo-se passar por eles, mas usando conteúdo roubado de uma versão antiga do Priberam) como se fosse o Aurélio original... Vejam aqui: http://dicionarioegramatica.com.br/2015/12/12/cuidado-o-dicionario-do-aurelio-da-internet-nao-e-o-dicionario-aurelio/ Fora isso, uma vez mais, só temos os parabéns a dar-lhes pelo excelente portal! Um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi retirado o link fora da lei!
      Obrigado pela chamada de atenção.
      Abraço desde Lisboa.

      Eliminar