Pérolas de chuva colhidas
há pouco na horta…
Esta capacidade de nos determos perante o que nos
rodeia com um olhar positivo e de nos comover-nos com “coisas de nada” é a
melhor mensagem que vos posso deixar neste primeiro dia de um ano novo…
O Poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com
as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber
olhar..." E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças,
entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta
uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...
E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma
ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher
bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para
o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso... E acha que
tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai
passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes...E
escreveu uns versos que começam desta maneira "O segredo é amar...".
in Diário,
de Sebastião da Gama
Sebastião da Gama (1924-1952), nascido no local
onde resido (Azeitão), apesar de ter vivido apenas 27 anos, é
um poeta de referência na literatura portuguesa. Das nove obras publicadas
(algumas a título póstumo), a minha preferida é “Pelo Sonho é Que Vamos” e “Diário”, onde Sebastião da Gama nos apresenta, de forma detalhada, o seu
estágio de professor de Português durante o ano de 1949, revelando-se um
pedagogo profundamente humano e empenhado em comunicar com os seus alunos,
sobretudo os mais problemáticos e indisciplinados. Li a obra, em 1984, durante o
meu estágio também como professor de Português. Foi a influência mais marcante
na minha carreira de professor.
Ramiro
Marques: “A recusa da pedagogia tradicional é fruto, parece-me, mais de uma
reflexão diária sobre a prática (a existência do Diário é prova disso) que do
conhecimento estruturado das modernas correntes pedagógicas. A pedagogia em
Gama toma forma com a experiência, o repensar dos êxitos e dos fracassos e
subordina-se fundamentalmente à procura da felicidade. (…) O grande objectivo
da educação é a felicidade. (…) Mas Gama, ao procurar a felicidade para os
outros, não faz mais do que procurar a sua. (…) Todas as estratégias seguidas e
meticulosamente registadas no Diário se subordinam a este objectivo. E,
convenhamos, é nas estratégias utilizadas que reside muito da modernidade de Sebastião
da Gama.” (in Modelos de ensino para a Escola Básica. Lisboa: Livros Horizonte,
1985).
1. É fácil encontrar na Internet poemas de
Sebastião da Gama. Sobre “Diário”, sugiro: http://nestahora.blogspot.pt/2008/01/o-dirio-de-sebastio-da-gama-tem-59-anos.html
2. Existe um Azeitão, desde 1999, o Museu
Sebastião da Gama que merece uma visita para ter acesso ao espólio
bibliográfico e de objetos pessoais do poeta.
Abraço.
ProfAP
P.s.: Só não digo que todos os professores e
educadores deviam ser obrigados a ler o “Diário” porque não sou fã de leituras
obrigatórias…
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