Seguidores

setembro 01, 2013

.Qual a origem da palavra AMENDOIM?

Imagem encontrada AQUI.

As fontes coincidem na atribuição da origem da palavra AMENDOIM ao tupi-guarani mãdu'bi (ou mãdu'i), significando “enterrado”.
Quando miúdo, no local recôndito onde vivia, era comum ouvir chamar ALCAGOITA ao amendoim. É um regionalismo que vem do nouatle (língua falada no México) cacahuete (“cacau da terra”).
A estas origens linguísticas não é alheia a história do amendoim, como vamos ver.
O amendoim teve a sua origem na América do Sul. O início do cultivo terá ocorrido no território da actual Argentina ou da Bolívia, zona onde se encontram formas selvagens próximas do amendoim cultivado. A cultura ter-se-á estendido ao Peru, onde foram encontrados vestígios desta planta com cerca de 7600 anos. (…)
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a o amendoim era cultivado pelos índios.
Parecem-me particularmente interessantes as designações atribuídas a esta deliciosa semente comestível em vários países lusófonos: aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, mandobi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau), manobi e mindubim (Brasil).

 
Agora, vou comemorar a vida com a minha amada: os amendoins torrados e a cerveja geladinha já estão na mesa.
Abraçosss!
António Pereira
 
 

3 comentários:

  1. Antonio,

    Temos uma tese para a origem portuguesa da palavra AMENDOIM, é que o amendoim se assemelhava a forma de se comer as "Amêndoas" , algum portugues fez uma analogia chamando o mundubim de "AMENDOINHA", ou até "AMENDOAZINHA"; com o tempo provavelmente os brasileiros passaram a chamar de AMENDOIM, aqui no Brasil, usa-se esse diminutivo adulterado como Bichin (Bichinho), Carrim (carrinho). Amendoim pode ser uma corruptela de Amendoinha !!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Mas em Portugal também é conhecido como amendoim ...

    ResponderEliminar