Seguidores

agosto 31, 2013

.De onde vem a palavra FARMÁCIA?

Documento encontrado AQUI.

A história da palavra de hoje é um paradigma das voltas que a língua dá (tanto pela via da evolução como por intervenções diretas, sensatas nalguns casos, noutros, nem por isso).
1.   A palavra terá entrado na língua portuguesa pelo francês PHARMACIE (pelo latim tardio pharmacĭa-, do grego pharmakeía, «emprego de medicamentos»). Há quem defenda que o termo terá entrado pelo latim e não pelo francês.
2.   Até ao início do século XX, usava-se a grafia pharmacia. Com o Formulário Ortográfico de 1911, a palavra sofre um duplo “desfiguramento”: o ph é substituído por f e recebe um acento, pois, a partir desta data, todas as palavras proparoxítonas (esdrúxulas) passam a ser acentuadas. Como consequência da aplicação do FO de 1911, foram muitas as palavras alteradas (cerca de 10 vezes mais do que acontece com a aplicação do AO90). Houve grande resistência às mudanças, nomeadamente em relação ao desaparecimento do ph:
a)    O linguista Alexandre Fontes escreveu, um pouco antes da entrada em vigor de FO de 1911: «Imaginem a palavra `phase´ escrita assim fase, não parece uma palavra, parece um esqueleto»;
b)   Diz-se que Fernando Pessoa (uma das vozes mais inconformadas) fez questão em continuar a escrever com ph
Ontem com hoje, a língua une os falantes, mas também os divide de forma acentuada (e sempre apaixonada!) quando se introduzem mudanças.

Despeço-me com uma palavra que resistiu a todas as reformas (1911, 1971, 1973, 1943, 1945 e 1990): abraço!
António Pereira


Notas:
1.   Todas as palavras em que se usava ph (substituído, como vimos, por f em 1911) são de origem grega: farmácia (pharmakeía), filosofia (philosophía), fase (phásis), etc.
2.   O uso da palavra farmácia para designar “estabelecimento onde se preparam ou vendem medicamentos” situa-se em meados do século XIX.

3 comentários:

  1. Ja estudei sobre paradigmas na ligua portuguesa alias a palavra farmacia ja vem do frances pharmacia ou seja um estabelecimento onde só se vende produtos de higiene pessoal e remedios.. muito bom aprendermos a falar cada dia mais e usarmos melhor nossa lingua portuguesa ha espero suas visitas nos meus blogs meu amigo

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderEliminar