Seguidores

agosto 15, 2013

.Qual a origem da palavra ZERO?

Imagem encontrada AQUI.

Os Romanos desconheciam o zero, começando o seu sistema de numeração no 1 (I). 
O algarismo zero, ausente no sistema de numeração dos romanos, fora descoberto pelo povo hindu, bem como um novo sistema de numeração semelhante ao utilizado atualmente. Esse sistema consistia em uma base decimal (dez algarismos) que ordenados entre si formavam e representavam qualquer número. O sistema criado pelos hindus fora divulgado por toda a Europa pelos árabes, passando a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Esses números contribuíram de forma incessante na modernização dos cálculos matemáticos, em razão de sua praticidade simbólica e representação de quantidades.(In http://www.brasilescola.com/curiosidades/como-se-escreve-o-zero-na-escrita-romana.htm)
Dito isto, não supreende que a palavra zero venha do sifr (vazio), pelo latim zephĭru-,. Entra na língua portuguesa pelo francês zéro, segundo a maior parte das fontes. Outras levantam a hipóteses de nos ter chegado pelo italiano zero.

Abraço.
AP


P.s. Acho muito interessante e prática a forma verbal “zerar”, usada no Brasil. Por cá, somos mais palavrosos: “pôr a zeros”, “dar a nota zero”, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário