Seguidores

agosto 27, 2012

.açoreano ou açoriano?

 
A resposta é açoriano. A justificação está na Base V (vogais átonas) do texto do Acordo Ortográfico, c):
Escrevem-se com i, e não com e, antes da sílaba tónica/tônica, os adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos mistos de formação vernácula -iano e -iense, os quais são o resultado da combinação dos sufixos -ano e -ense com um i de origem analógica (baseado em palavras onde -ano e -ense estão precedidos de i pertencente ao tema: horaciano, italiano, duriense, flaviense, etc.): açoriano, acriano (de Acre), camoniano, goisiano (relativo a Damião de Góis), siniense (de Sines), sofocliano, torriano, torriense [de Torre(s)].
Dito de uma forma mais simples, as terminações –iano e –iense (com pronúncias muito variadas) são sempre com i.

Observações:
1. Não há referências às regras a aplicar a estas terminações na Reforma de 1911 (adotada em Portugal e estendida ao Brasil cerca de 20 anos depois).
2. No Formulário de 1943 (Brasil) preveem-se casos de dupla grafia com e e i (por exemplo, cardeal/cardial), mas nada se diz sobre as terminações –iano e –iense.
3. Na Norma de 1945 (Portugal) também são aceite grafias duplas com e ou i (como ameaça/amiaça), mas açoriano já só escrevia apenas com i como atualmente.

Abraço para todos, em especial para a internauta que enviou a pergunta.
AP

Sem comentários:

Enviar um comentário