Seguidores

agosto 16, 2018

Quem me dera - Mariza (compreensão oral)

O vídeo está a mais abaixo, antes da letra.

Para os estudantes de língua portuguesa em geral e em particular para os meus ex-alunos da Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe (e bolseiros em Portugal), aqui fica o mais recente trabalho de Mariza, uma das mais importantes vozes de Portugal e da lusofonia.
O principal é apreciar a música e a letra, mas podemos aproveitar o pretexto para aperfeiçoar a capacidade de compreender e distinguir palavras.

TESTE DE COMPREENSÃO/DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
1. Ouça a canção uma primeira vez (sem consultar a letra) e assinale as oito palavras que fazem parte do texto. Não pode assinalar mais do que oito palavras!
1.alegria___    2.lágrimas___    3.amor___   

4.dor___    5.flor___    6.ganhar___     

7.perder___    8.primavera___     9.outono___  

10.seria___    11.queria___   12.grande___ 13.viver___

2. A olhar para a letra (apresentada logo a seguir ao vídeo), enquanto ouve uma segunda vez a canção, registe num papel as palavras que correspondem aos oito espaços em branco.
3. Depois de realizar os exercícios, consulte as soluções (mesmo no fim deste post) e autoavalie o seu desempenho.
Conte 1 ponto por cada palavra bem escolhida (exercício 1.) e 1 ponto por cada espaço corretamente preenchido (exercício 2.). Compare o total obtido com a grelha a seguir apresentada.
13 a 16 pontos
Muito Bom
10 a 12 pontos
Bom
8 a 9 pontos
Suficiente
Menos de 8 pontos
Insuficiente

 

QUEM ME DERA

Que mais tem de acontecer no __________(1)
Para inverter o teu coração pra mim
Que quantidade de lágrimas devo deixar cair
Que flor tem que __________(2)
para ganhar o teu amor

Por esse amor meu Deus
Eu __________(3) tudo
Declamo os poemas mais lindos do universo
A ver se te convenço
Que a minha __________(4) nasceu para ti

Será preciso um milagre
Para que o meu coração se alegre
Juro não vou desistir
Faça chuva faça sol
Porque eu preciso de ti para seguir

Quem me dera
Abraçar-te no outono verão e primavera
Quiçá viver além uma quimera
Herdar a sorte e ganhar teu __________(5)  

Será preciso uma tempestade
Para perceberes que o meu amor é de verdade
Te procuro nos outdoors da __________(6), nas luzes dos faróis
Nos meros mortais como nós
O meu amor é puro é tão grande e resistente como embondeiro
Por ti eu vou onde nunca iria
Por ti eu sou o que __________(7) seria

Eu preciso de um milagre
Para que o meu coração se alegre
Juro não vou desistir
Faça chuva faça sol
Porque eu preciso de ti para viver

Quem me dera
Abraçar-te no outono verão e primavera
Quiçá viver além uma quimera
Herdar a sorte e ganhar teu __________(8)

SOLUÇÕES:
Exercício 1:

1.alegria___    2.lágrimas _X_     3.amor_X_     

4.dor___    5.flor_X_     6.ganhar_X_      

7.perder___    8.primavera_X_     9.outono___  

10.seria_X_    11.queria___   12.grande_X_ 13.viver_X_

Exercício 2:
1.mundo   2.nascer   3.faço   4.alma   5.coração    6.cidade    7.nunca    8.coração

2 comentários:

  1. Obrigada Prof. Apesar de adorar a letra, não a conhecia por esta perspetiva pedagógica; fiz o exercício e fiquei a saber o texto quase todo. Que sorte tem a sua cyberturma e tiveram os milhares de alunos que lhe couberam em sorte numa carreira brilhante de saber, de humanismo e de simpatia. Muitas saudades! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora me apercebi deste teu comentário que me encheu o coração. Vindo uma pessoa com a tua competência e sentido pedagógico e que muito admiro, deixou-me de lágrima ao canto do olho...
      Beijo desde Bissau em mais uma missão até ao final de agosto.

      Eliminar