Seguidores

junho 11, 2014

.impôr OU impor?


É comum vermos as grafias "repôr", "depôr", "contrapôr", "apôr", "supôr" e "impôr"...
O traço comum a todas estas formas é o acento circunflexo... a mais! Isso mesmo: todos os infinitivos acima apresentados devem ser escritos sem acento.
O AO45 fez desaparecer muitos acentos desambiguadores (côr/cor; êste/este; cêrca/cerca; fôra/fora; etc.), mantendo-o em pôr, para não se confundir com a preposição por. No entanto, o acento não existia (nem existe) em nenhum dos seus compostos.

CONCLUSÃO:
PORTUGAL e BRASIL
Devemos escrever IMPOR
Acentuamos PÔR para distinguir o verbo da preposição POR, mas não devemos fazê-lo com nenhum dos seus compostos: REPOR, DEPOR, CONTRAPOR, APOR, SUPOR, IMPOR, etc.
Nota: O AO90 também eliminou alguns acentos desambiguadores como em "pêlo", "péla" e "pólo", mas não mexeu em pôr. Considerando que o acento foi eliminado no verbo parar (em "pára"), para quê mantê-lo em pôr, se um dos objetivos do Novo Acordo era a simplificação?
 
Abraço.
AP

1 comentário:

  1. Oi,
    Por que você não deixa ver todos os comentaristas, não me lembro se sou sua seguidora, pois foi só uma vez no meu blog e se colocou de seguidor, mais nada. Além de gostar de Português, gostaria de vir sempre aqui tirar as minhas dúvidas.
    Abç
    Lua Singular

    ResponderEliminar