Seguidores

julho 04, 2017

os media, os média ou os mídia?

A.   Sempre escrevi e ensinei os media, pronunciado com o “e” aberto, como se lá houvesse um acento agudo.
B.   Vários dicionários registam as formas média e media.
C. Os nossos irmãos brasileiros, com sentido prático, criaram os mídia. Nos dicionários de português do Brasil, também encontrei media, sempre sem acento, mas tenho a perceção de que o termo que costumam utilizar é mesmo mídia.

D.   CONCLUSÕES:
1. Não há fundamento para o uso, em Portugal, de mídia, uma vez que é uma palavra confinada ao Brasil.
2. Considerando a diversidade de perspetivas das fontes, parece-me que tanto média como media são opções corretas. Continuo a preferir media, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que não regista média, ou o Ciberdúvidas. Transcrevo, com a devida vénia, um extrato de uma resposta dada a um consulente:
Mesmo quem diga media, acentuando o e e com valor de plural, não pode usar o acento gráfico, porque está a usar um plural neutro latino, media, cujo singular é medĭu-, «meio». A pronúncia “mídia” é a imitação da que lhe dão os ingleses.” F. V. P. da Fonseca:: 15/06/2007
Revisão da matéria:
Portugal: media e o não consensual média
Brasil: mídia
Bom resto de domingo!
ProfAP
P.s.: Para informações com mais detalhes sobre este assunto, clique AQUI.

2 comentários:

  1. “Pirenopolino conquista o 3º lugar em Campeonato Sulamericano de Atletismo Master e garante vaga para o Mundial de Atletismo Master, que será realizado em 2018 na Espanha!”

    No caso acima o uso da vírgula entre a data e o local é opcional, certo? Qual a maneira mais fácil de diferenciar quando é obrigatório ou opcional?

    Desde já agradeço, abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    O critério determinante é a clareza da mensagem. No caso de expressões referentes a tempo e a espaço, é aconselhável o uso da vírgula se elas iniciarem a frase. Exemplo, aproveitando parte da sua frase: "Em 2018, em Espanha, será realizado o Mundo de Atletismo Master".
    Abraço.

    ResponderEliminar