Seguidores

outubro 16, 2016

Félix pronuncia-se "Féliks" ou "Félis"?


À primeira vista, não teríamos dúvidas em optar por “Féliks”, uma vez que é essa a pronúncia do x final em palavras como Fénix, ónix, tórax, clímax, córtex ou Ajax.
No entanto, olhando para cóccis (com a pronúncia “cóccis”), as certezas estremecem e a dúvida, insidiosa, instala-se…
Entrem comigo no submarino do Ciberdúvidas e viajemos, quase 10 séculos, até às profundezas da língua portuguesa. Já a seguir, conto-vos tudo, tintim por tintim.
A regra geral é que as palavras portuguesas terminadas em x conservem a pronúncia latina “ks” (como nos exemplos que vimos no parágrafo inicial), por terem vindo diretamente do latim (sem um processo evolutivo) e terem entrado no português no século XVI e seguintes.
cóccis e cálix (grafia antiga), com as pronúncias “cóccis” e “cális”, entraram na língua portuguesa antes do século XVI, havendo registos escritos, no século XIII, com a terminação s.
E Félix?, perguntará o leitor já “empulgado”.
Félix entrou no português ainda na fase de formação da língua e há registos, no século XI. com a grafia Felici e Felice, com a pronuncia “Félis”, que se manteve mesmo quando se reintroduziu a grafia Félix.


RESPOSTA:
Como costuma dizer, e com razão, Bagão Félix:
Félix deve pronunciar-se “Félis”!
Obs.: De uma forma simplista, podemos dizer que Félix tem uma grafia clássica e uma pronúncia popular.
Fonte: Ciberdúvidas (citando Regina Rocha).

Notas:
1. Félix significa “feliz, sortudo” e o adjetivo feliz vem do latim felice.
2. Formado a partir do latim Felix, temos, com o mesmo sentido, Felício e também Feliciano (que entra no português apenas no século XVII).

Abraço, em especial para quem tem Félix, Felício ou Feliciano no nome.

ProfAP
Imagem de Bagão Félix encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário