Seguidores

junho 28, 2019

São Tomé na minha horta 3: coentro da terra!

Foto tirada na horta esta tarde.

A primeira vez que vi esta planta selvagem foi em 2017, ao pé da cascata que há junto à Roça Bombaim. Tem um aroma muito próximo dos coentros que conhecemos, talvez um pouco menos intenso. No entanto, o seu aspeto é bem diferente e a resistência ao calor é elevada. Faz lembrar um cardo, sendo muito utilizada em vários pratos (como a feijoada da terra).
No final da missão de voluntariado (março de 2019), realizada em São Tomé, comprei um molho destes coentros num supermercado. Como algumas plantas, tinham raiz, plantei três. Definharam e duas acabaram por morrer. Mudei a terceira para um local mais quente e, milagre!, ganhou vida e estás prestes a florir.
Embora a designação comum seja “coentro da terra”, tem outro nome vindo do forro (crioulo dominante em São Tomé). Uma possível explicação que encontrei:
Num restaurante no centro de São Tomé, enquanto comia uma sopa tradicional, com sabor a coentros, informaram­­-me que o nome desta erva, em crioulo forro, era selo sum zon maiá, que significa «cheiro do senhor João Maria».
Diz-­se, verdade ou mito, que o senhor João Maria foi um alentejano por quem uma mulher se apaixonou e que, por este cozinhar com coentros, baptizou assim a erva. «Cheiro do senhor João Maria.»
É muito bonito que numa colherada de sopa estejamos a comer uma declaração de amor.
Curiosamente, os coentros, depois de florescerem, ganham outro nome, cundu muala vé, que significa «cabelo de mulher velha» (esperemos que não tenha sido o senhor João Maria a baptizar assim a senescência dos coentros).

Abraço.
AP

Sem comentários:

Enviar um comentário