Seguidores

dezembro 24, 2018

Como se representa por escrito uma gargalhada?

Hum... Será mesmo assim?

No âmbito de um trabalho de revisão de texto, surgiu-me a dúvida. Qual a grafia correta da onomatopeia de uma gargalhada: "ha! ha! ha!", "ah! ah! ah!" ou ambas?
Recorri ao Ciberdúvidas, onde o assunto é abordado:
(…) será importante sublinhar que a letra h «em português é consoante muda, pelo que não representa só por si qualquer som [...]. O h inicial, igualmente mudo e geralmente etimológico, era aspirado no latim até fins da República Romana, tal como sucede hoje também em várias línguas germânicas, por exemplo» (Fernando Venâncio, Infopédia). Deste modo, a opção pelo h gráfico, neste caso em início de palavra, não produzirá, atualmente, qualquer tipo de efeito audível”. (…)
Assim, e tal como consta, por exemplo, do Dicionário Priberam, convencionou-se que «ah! ah! ah!» seria a expressão representativa, em português, da gargalhada. Será igualmente importante não descurarmos o facto de a interjeição Ah, no latim, já conter em si, entre outras, a ideia de «alegria, zombaria» (Dicionário Houaiss).


CONCLUSÃO: 
A grafia de uma gargalhada é "ah! ah! ah!"!


Boas festas e recebam de braços abertos o Pai Natal! "oh! oh! oh!"
ProfAP
Gif encontrado AQUI.

3 comentários:

  1. Como rir online em várias línguas
    Imagine que você e eu estamos conversando na internet. Imagine que, no decorrer de nossa conversa, eu - e isso pode exigir um pouco de imaginação extra - digo algo totalmente divertido.
    Como você responderia?
    https://blogdopg.blogspot.com/2013/11/como-rir-online-em-varias-linguas.html

    ResponderEliminar
  2. Responderia assim:
    Ah! ah! ah! - Paulo, isso é muito divertido!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Antonio Pereira: Se você me permite a "ousadia", considerando que muitas (MUITAS) regras contidas na Língua Portuguesa NÃO FAZEM O MENOR SENTIDO (sejam ortográficas, prosódicas etc.), eu pessoalmente, prefiro a forma HA HA HA para dar a entender que estou me "desmanchando" de rir. Se "ah" é interjeição que exprime alegria (e de fato é), "ha" não é nada, nem interjeição nem qualquer outra coisa, exceto uma forma de expressão ou de notação ou de demonstração que alguém está gargalhando. A propósito, um bom número de registros em dicionários são produto da, digamos, "preferência pessoal" de dicionaristas ou da "emancipação" de gírias e de vícios populares.

    ResponderEliminar