Seguidores

dezembro 26, 2016

O aproveitamento sem pudor dos resultados do PISA...

Não me deixo encantar por mensagens de Natal de governantes, sejam eles quais forem. Mas não pude deixar de me espantar ao ouvir o vice-presidente do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, a reclamar os méritos dos resultados dos alunos portugueses no PISA (aplicado em 2015).
1. Ironia das ironias, a metodologia dos testes está nos antípodas da filosofia de ensino-aprendizagem defendida e aplicada por Nuno Crato. É bom não esquecer que as metas foram introduzidas como contraponto às competências, apelidadas depreciativamente com expoente do “eduquês”. E não é que a avaliação PISA é um hino às competências?
2. Por outro lado, como diz Santana Castilho, num excelente artigo publicado em 17 de dezembro, nunca se viu tanta gente que antes os e as denegriu, sem dó, a tecer loas aos professores e às escolas. Hipocrisia ou memória curta?
3. O extrato que transcrevo mostra a falta de informação ou um aproveitamento pouco sério de algo para que não se contribuiu.
Nuno Crato pôs de lado a tese da década perdida e escreveu que os factores mais importantes que explicam os progressos dos resultados do PISA de 2012 para 2015 foram: “novos e ambiciosos objetivos curriculares - as metas curriculares - e novas avaliações - as provas finais nos 4.º e 6.º anos de escolaridade.” Ora se atendermos ao facto de os exames dos 6º e 4º anos terem sido introduzidos, respectivamente, nos anos lectivos de 2011/12 e 2012/13 e tivermos presentes as características da amostra usada nos testes do PISA 2015, podemos afirmar que nenhum aluno que a integrou foi submetido a qualquer dos exames invocados, pelo que é aberrante atribuir-lhes impacto nos resultados. No que toca às metas (veja-se o calendário estabelecido no DR nº 242, 2ª série, de 14/12/12) e ainda que se admitisse o efeito “tiro e queda”, o que em Educação é grotesco, elas nem chegaram a tocar um quarto dos alunos que prestaram provas em sede do PISA 2015.
https://www.facebook.com/notes/santana-castilho/o-topete-dos-pais-apressados-do-pisa/1332746900108951

Em vez de se porem aos saltinhos a tentar cavalgar a onda das estatísticas, seria bem melhor que governantes e ex-governantes aprendessem com o PISA (cuja estrutura muitos deles desconhecem) e aplicassem os conhecimentos adquiridos na construção das provas dos exames nacionais.

Abraço.
ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário